Mulher que recebeu pedido de nude ao se candidatar para vaga em shopping do Rio deverá ser indenizada em R$ 50 mil

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Mulher entrou em contato por meio de plataforma no site do shopping (Reprodução/Google Street View)

Uma mulher em busca de emprego recebeu pedidos de “nudes” e “teste do sofá” ao se candidatar para uma vaga em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro. Ela moveu um processo contra o funcionário, o shopping e a loja, e deverá receber indenização por danos morais em R$ 50 mil.

Segundo a decisão da 7ª Vara Cível da Barra da Tijuca, a vítima entrou em contato com a loja pelo canal “Trabalhe Conosco”, disponível no site do Shopping Metropolitano Barra. Depois de se cadastrar, recebeu mensagens de um funcionário falando em nome do centro comercial.

O homem pediu informações pessoais da mulher e, após agendarem uma entrevista, pediu que ela enviasse as imagens: “Só trabalha quem manda nudes ou faz o teste do sofá”, afirmou. Logo em seguida, apagou as mensagens, mas ela salvou a tela com o registro e prestou queixa na Delegacia de Atendimento à Mulher.

Constrangimento e situação aflitiva

À Justiça, os réus alegaram que o funcionário não se apresentou como representante do shopping em momento algum. Ele ainda disse que foi a autora quem iniciou o diálogo, reclamando sobre o fato de os prints não terem sido submetidos à perícia. Por fim, sugeriu que a vítima falsificou as mensagens em programas de edição e montagem.

O shopping defende que apenas fornece a plataforma para divulgação de vagas no sistema e que, por isso, não tem controle das mensagens trocadas. Afirma ainda que não tinha conhecimento sobre o diálogo e que só soube do ocorrido ao ser contatado pelo marido da mulher.

O magistrado responsável acatou o pedido da vítima e fixou a indenização por danos morais em R$ 50 mil, avaliando que os réus não conseguiram juntar provas contra os argumentos da autora. Destacou também que os envolvidos causaram “grande constrangimento e situação aflitiva” a ela.

O shopping, a loja e o funcionário ainda podem recorrer da decisão.

Por meio de nota ao BHAZ, o Shopping Metropolitano Barra afirma que “repudia qualquer tipo de assédio ou violência” e que confia integralmente na Justiça (leia abaixo na íntegra).

Nota do Shopping Metropolitano Barra na íntegra

“O Shopping Metropolitano Barra repudia qualquer tipo de assédio ou violência, ressaltando ainda, que apenas divulga oportunidades de emprego disponibilizadas pelos lojistas em seu site, e, portanto, não tem acesso a quaisquer mensagens trocadas entre os envolvidos. Acrescenta, ainda, que confia integralmente na Justiça”.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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