Nova carteira de identidade, sem número do RG, começa a ser emitida hoje

Nova carteira de identidade
Outra novidade é que o documento vem com um QR Code (TSE/Divulgação)

A nova carteira de identidade nacional, que deixa de ter o número do RG e passa a adotar o CPF como registro único, começa a ser emitida nesta terça-feira (26). O primeiro estado a aderir é o Rio Grande do Sul. Minas Gerais também começará a emitir o documento nesta semana.

Junto de Minas, estão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Ainda não há ainda previsão para que os outros estados passem a emitir a nova identidade.

Regularização do CPF

O Ministério da Economia reforça que, neste primeiro momento, os novos documentos só serão emitidos para cidadãos que estiverem com as informações no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de acordo com suas certidões atualizadas.

“Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”, informa a pasta.

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para o órgão por ia e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados.

Novidades

Além do número de inscrição do CPF como registro geral, outra novidade é que a identidade vem com um QR Code. Ele pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica da autenticidade do documento, além de saber se ele foi furtado ou extraviado.

A nova versão também funciona como documento de viagem, já que será incluso o código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, no entanto, os brasileiros só poderão usar o documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!