Novo passaporte brasileiro começa ser emitido a partir de hoje; veja mudanças

novo passaporte brasileiro
Novo modelo do passaporte brasileiro começa a ser emitido hoje (Arquivo/Agência Brasil)

A Polícia Federal começa a emitir nesta terça-feira (3) o novo modelo do passaporte brasileiro. Segundo o Governo Federal, a mudança tem o objetivo de aprimorar e modernizar os elementos de segurança dos documentos de viagem para os brasileiros.

As pessoas não precisam solicitar uma nova via. Os passaportes atuais têm validade até que o prazo do documento expire. As embaixadas e os consulados do Brasil começam a emitir o novo modelo no exterior no ano que vem. A taxa de emissão continuará a mesma: R$ 257,25.

A última grande atualização no documento ocorreu há oito anos. Um chip foi instalado e o nome mudou para passaporte eletrônico. O prazo de validade também mudou, dobrando para 10 anos.

Veja o que muda com o novo passaporte brasileiro

  • O brasão da República volta a ser destaque na capa. Além disso, há elementos da bandeira nacional que estão em baixo relevo.
  • Figuras que representam a fauna e a flora do país estão presentes nas marcas d’água, que subiu para 13.
  • Homenagens ao bioma do Brasil só poderão ser vistos com auxílio de luz ultravioleta.
  • O novo passaporte brasileiro também vai ter imagem do titular que ficará oculta em preto e branco formada com os dados biométricos do cidadão.
  • Informações também serão protegidas com um laminado de segurança.

Como emitir um passaporte?

O primeiro passo para fazer o novo passaporte brasileiro é separar a documentação necessária. Documento de identificação (RG, CNH ou CTPS) e certidão de nascimento se houver alteração no nome. Todos devem comprovar regularidade com o sistema eleitoral e os homens com o serviço militar.

Os estrangeiros precisam de documento de naturalização. Já os indígenas não integrados devem apresentar uma declaração da Funai. E as pessoas que têm entre 16 e 18 anos devem ter autorização para fazer o passaporte ou certidão de emancipação.

As pessoas precisam preencher um formulário no site da Polícia Federal (PF) e pagar a taxa de emissão. Na página da PF os interessados fazem o agendamento para levar a documentação. O endereço escolhido é o mesmo que irá retirar o novo passaporte brasileiro.

Por último é só retirar o passaporte com todas as documentações em mãos.

Edição: Roberth Costa
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!