Padre Kelmon não é sacerdote da Igreja Católica, diz CNBB em comunicado

padre kelmon
Candidato nanico virou meme após último debate entre presidenciáveis no primeiro turno (Reprodução/TV Globo)

O candidato Padre Kelmon (PTB), que virou meme após o debate da TV Globo, não é sacerdote da Igreja Católica. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu um comunicado sobre o caso.

Segundo a entidade, o esclarecimento acontece em respeito aos fiéis “que enviaram perguntas” à CNBB. “O senhor Kelmon Luís da Silva Souza, candidato que se apresenta como ‘padre Kelmon’, não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sem qualquer vínculo com a Igreja sob o magistério do Papa Francisco”.

A conferência ainda informa que, de acordo com a Lei Canônica, “os padres da Igreja Católica, em pleno exercício do ministério sacerdotal, não disputam cargos políticos, nem se vinculam a partidos”.

O candidato ainda não se manifestou sobre o assunto.

Meme no debate da Globo

O padre teve grande destaque durante o último debate entre presidenciáveis, na TV Globo, na noite dessa quinta-feira (29). O religioso discutiu com candidatos, levou bronca de William Bonner e foi taxado de “cabo eleitoral” ou “laranja” de Jair Bolsonaro (PL).

A parte mais acalorada do debate foi um confronto entre o padre e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é líder nas pesquisas.

Kelmon chamou Lula de “cínico” e “mentiroso”, além de ter insinuado que o petista foi responsável pela morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. Foi aí que Lula subiu o tom.

“O senhor é irresponsável, o senhor está fantasiado [de padre]”. Com o bate-boca, William Bonner cortou os microfones dos presidenciáveis.

Bronca de Bonner

Após o reinício do debate, o padre voltou a atacar o candidato do PT, que retrucou e o chamou de “fariseu”. Kelmon voltou a interromper o ex-presidente, mas acabou levando uma bronca de Bonner.

“Realmente, decidiu instituir uma nova regra neste debate. O senhor poderia olhar para mim, respeitosamente? […] Instituiu uma nova regra neste debate, ela não existia. Eu pedi ao senhor, diversas vezes. Eu vou pedir apenas que o senhor aguarde a conclusão da fala do seu oponente e retorne ao seu assento”, disse Bonner.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!