Passageiros da Uber serão obrigados a tirar uma foto, utilizando máscara de proteção contra a Covid-19, antes de realizar as viagens. A medida, que já era obrigatória para motoristas desde maio, foi anunciada durante evento online da empresa nesta quinta-feira (3). Outras ações para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus também foram apresentadas, como conteúdo educacional sobre segurança viária e checklist de medidas de higiene para restaurantes.
No início deste ano, a Uber desenvolveu uma tecnologia projetada para verificar se os motoristas e os entregadores do Uber Eats estão usando máscara. Antes de começar a conduzir passageiros ou entregar comida, eles são convidados a tirar uma selfie mostrando que sua boca e nariz estão cobertos. Até o momento, mais de 3,5 milhões de motoristas e entregadores concluíram mais de 100 milhões de verificações de máscara.
De acordo com a empresa, ao final de uma corrida, o motorista poderá avisar que o passageiro estava sem máscara, ou que a retirou antes de chegar ao destino. Então, o passageiro será obrigado a tirar uma selfie com o rosto coberto antes de poder fazer outra viagem. O recurso será lançado nos Estados Unidos e Canadá no final de setembro, e em toda a América Latina e outros países depois disso.
Segurança para os restaurantes
Os novos recursos da plataforma foram apresentados pela gerente sênio de produtos, Mariana Esteves, com a demonstração de algumas ferramentas. A executiva mostrou o checklist de segurança para os restaurantes cadastrados no Uber Eats, além de novas possibilidades para os entregadores. “Os entregadores parceiros agora também vão passar a receber conteúdos educativos sobre melhores práticas no trânsito. Desenvolvemos esse material em parceria com especialistas em segurança viária”, explicou Mariana.
• Checklist de medidas de higiene para restaurantes: Os restaurantes cadastrados no Uber Eats agora precisam passar por uma lista de verificações para confirmar que seguem medidas sanitárias, como monitoramento da saúde dos funcionários e higienização de utensílios..
• Conteúdo educacional sobre segurança viária: Entregadores parceiros que utilizam bicicletas e motocicletas para realizar entregas vão passar a receber mensagens educativas sobre melhores práticas no trânsito. A ideia é contribuir com informações relevantes para que os parceiros tomem as devidas precauções e evitem acidentes. O conteúdo foi elaborado em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo e consultores de engenharia de trânsito e análise de comportamento como a Hora H e a Talentos Agregados.