Polícia Federal faz operação contra empresários que defenderam golpe em grupo de WhatsApp

Polícia Federal
O grupo de WhatsApp reúne nomes como Luciano Hang, dono da Havan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu e José Isaac Peres, dono da Multiplan (FOTO ILUSTRATIVA: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal atua, na manhã desta terça-feira (23), em uma operação contra um grupo de empresários que teriam defendido golpe de Estado em conversas captadas em um grupo de WhastApp.

A operação cumpre mandados de busca e apreensão nas casas dos empresários, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. A ação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

As mensagens foram reveladas por Guilherme Amado, do Metrópoles. Segundo o colunista, os empresários bolsonaristas passaram a defender abertamente um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) seja eleito em outubro.

O grupo de WhatsApp reúne nomes como Luciano Hang, dono da Havan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu; José Isaac Peres, dono da Multiplan; José Koury, dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro; Ivan Wrobel, da construtora W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, dono da marca de surfwear Mormaii.

De acordo com as apurações de Amado, o grupo criado na rede social ganhou nome de “Empresários & Polític” e foi criado no ano passado.

Além da defesa explícita de golpe, feita por alguns integrantes do grupo, as mensagens revelam ataques a instituições, como o STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Matéria em atualização.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!