Policial que não prestou ajuda a jovem negro é afastada e será investigada

A policial disse estar de folga e que o protocolo era ligar para o 190 (Twitter/Divulgação)

A policial militar que não prestou ajuda a um jovem negro que estava sendo ameaçado por um homem armada foi identificada e afastada dos serviços operacionais. Vídeo divulgado nas redes sociais mostra o caso, que ocorreu em frente à estação Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, no domingo (12).

Nas imagens, é possível ver um homem apontando uma arma para o adolescente. Um jornalista gravava a cena quando notou a presença de uma policial. Apesar de estar armada e uniformizada, a mulher disse que estava de folga e que “o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura”.

Em outro momento, o jovem se aproxima da policial para tentar obter ajuda, mas ela o afasta com um chute na barriga. Ele só conseguiu fugir com a ajuda dos civis que estavam no local. O caso foi divulgado pelo site Ponte Jornalismo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirma que a atitude da policial “é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da instituição”.

Ainda segundo o órgão, é dever de todo policial militar agir prontamente sempre que presenciar um crime “estando ou não em serviço”.

“A Polícia Civil, a partir do momento que tomou conhecimento do vídeo, instaurou inquérito policial e identificou o homem armado, que se trata de um investigador de polícia. A corregedoria foi acionada e apura o caso”, conclui a nota.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!