Postagens de Carlos Bolsonaro sobre Lula são marcadas como falsas pelo Instagram

carlos bolsonaro
Vereador questionou a checagem realizada nos posts (Arquivo/Agência Brasil)

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) teve duas postagens ocultadas pelo Instagram. O filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi acusado pela plataforma de criar notícias falsas. As publicações se referiam ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As postagens mostravam Lula comentando uma conversa que teve com Evo Morales, ex-presidente da Bolívia. No vídeo, o petista falava que teve uma conversa com o político do país sul-americano cujo tema era as refinarias estrangeiras na Bolívia.

O filho 03 de Bolsonaro compartilhou o trecho da fala de Lula com a legenda: “Acho que o ex-presidiário e seus comparsas esqueceram de apagar isso aqui. O gás de cozinha está caro, assim como outras coisas?”, escreveu no início.

“Juntos com a ‘terceira via’ fazem de tudo para destruir fontes de renda do povo, aumentam impostos, priorizam outros países com SEU dinheiro e ESTRATEGICAMENTE UNIDOS culpam quem zerou o imposto do gás de cozinha, diminuiu muitos outros e zera tarifas”, prosseguiu.

‘Informação falsa’

O Instagram colocou um alerta de “informação falsa” nas postagens do vereador. “A mesma informação falsa foi analisada em outra publicação por verificadores de fatos. Pode haver pequenas diferenças”, diz o alerta.

A agência Aos Fatos foi que analisou o conteúdo. “Verificadores de fatos independentes afirmam que essa informação não se baseia em fatos”, esclareceu o Instagram. É importante ressaltar que a plataforma não excluiu os posts.

postagem Carlos
Alerta de conteúdo com informação falsa (Reprodução/@carlosbolsonaro/Instagram)

Reação

O vereador demonstrou indignação com o alerta do Instagram. Em nova postagem, Carlos Bolsonaro não se mostrou favorável à decisão da rede social.

“Chegamos num momento do mundo em que colocar um vídeo de um ex-presidiário falando por si mesmo, sem nenhum comentário do autor da postagem sobre o fato exposto, sem edição é considerado falso pelos ‘checadores'”, se posicionou.

Carlos Bolsonaro postou, na manhã desta segunda-feira (8), outro vídeo de Lula e mandou um recado para a plataforma. “Censura aí alegando ser falso, Instagram. Bom dia a todos”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!