Professora brasileira é finalista de Nobel da Educação com aulas em libras

professora dando aula em libras
Doani foi selecionada entre 12 mil inscritos no mundo todo (Arquivo pessoal)

Uma professora brasileira está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize 2020, conhecido como o Nobel da Educação. Doani Emanuela Bertan é professora na escola municipal Júlio de Mesquita Filho, em Campinas, no estado de São Paulo. Ela ganhou destaque com o projeto Sala8 onde ensina por vídeo-aulas as disciplinas de matemática, português, geografia e ciências em libras e língua portuguesa.

Doani foi selecionada entre 12 mil inscritos, de mais de 140 países. A premiação é promovida pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. “Essa classificação faz todos olharem para a educação de surdos e dizer sim, os surdos são capazes, e nós professoras também somos capazes, a educação pública é capaz. Temos problemas, mas também temos muitas coisas boas. Estou super feliz e emocionada”, disse em entrevista ao A Cidade ON Campinas.

Desde 2008, Doani trabalha como professora bilíngue de Português e Língua Brasileira de Sinais. “Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra”, disse a finalista.

De acordo com o jornal , essa não é a primeira vez que a educadora vai para a final da premiação. Em 2017 ela concorreu com o projeto de aulas bilíngues, que promovia a interação entre ouvintes e não ouvintes. Durante as aulas, os alunos praticavam libras com cantigas, receitas e músicas e depois esses conteúdos apareciam em atividades focadas na alfabetização da língua portuguesa.

Doani é especializada em Educação Especial; Libras (Língua Brasileira de Sinais); Psicopedagogia e Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras. Além disso, cursa mestrado em educação.

O vencedor será divulgado no dia 3 de dezembro e o ganhador receberá o valor de US$ 1 milhão.

Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!