Rompimento na Bahia: Residências próximas a barragem serão demolidas

Studio Júnior Nascimento + Divulgação/PRF + Josival Santos/Arquivo pessoal

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou neste domingo (14) que as casas construídas próximas à barragem que se rompeu serão demolidas. Na última quinta-feira (11), a estrutura de Quati, na cidade de Coronel João Sá, ruiu e deixou 1,5 mil desalojados e outros 400 desabrigados.

“Foi feito o diagnóstico de que, em algumas ruas, foram construídas casas em lugares impróprios, segundo a norma técnica, porque elas estão muito próximas à cota do rio. E portanto, essas casas têm que ser remanejadas dali, para ir a uma cota mais elevada e, portanto, sair do risco de alagamento quando houver uma chuva forte”, afirmou o mandatário.

O governante ainda afirmou que os imóveis ainda estão sendo identificados, mas famílias que moram até mesmo em locais que não foram atingidos podem ser remanejadas.

“O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água”, disse Rui Costa. O governador disse que estão sendo monitorados “outros pequenos barramentos”.

A Defesa Civil na Bahia informou no sábado que estudos feitos na barragem Lagoa Grande, no município de Pedro Alexandre, atestam que não há risco de rompimento no local. 

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!