Sargento gay conquista direito a seis meses de licença paternidade: ‘Sempre sonhei em ser pai’

licença paternidade
Valdi Barbosa é casado com o professor de inglês Rafael Moreira e os dois são pais da pequena Sofia, de um ano (Arquivo pessoal)

Um sargento da Polícia Militar de Pernambuco conseguiu na Justiça o direto de tirar seis meses de licença paternidade. Valdi Barbosa é casado com o professor de inglês Rafael Moreira e os dois são pais da pequena Sofia, de um ano.

A criança é fruto de uma fertilização in vitro com barriga solidária, cedida pela irmã de Valdi. Ao BHAZ, o militar disse que foi muito desacreditado de que conseguiria o direito de acompanhar integralmente os primeiros meses da filha.

“Em janeiro do ano passado entrei em contato com os meus superiores, que disseram que eu teria que fazer um requerimento administrativo, mas que provavelmente iria ser negado já que nunca houve um caso como esse em Pernambuco”, lembra ele.

Valdi prontamente fez o requerimento, que foi encaminhado para várias secretarias de Pernambuco até ir parar na Procuradoria-Geral do Estado, onde foi negado. Ainda assim, o militar não se deu por vencido e entrou com um recurso em junho daquele ano.

“A Sofia nasceu em 27 de junho de 2022. Tirei meus 20 dias de licença, que é o que a lei prevê para o pai de um casal hetero. Acabou esse período e ainda não tinha saído a sentença, então voltei ao trabalho”, conta ele.

Exemplo

Depois de realizar dois plantões na corporação, Valdi tirou férias e no dia 28 de julho de 2022 saiu a sentença favorável, assinada pela juíza Nicole de Faria Neves.

“Sempre sonhei em ser pai, e eu queria ser pai de verdade, viver a plenitude de ser pai. Como se trata de um casal homoafetivo masculino, não existe mãe. Então alguém tinha que se afastar dos trabalhos para cuidar dela. Como Rafael é autônomo, ele não poderia”, explica Valdi.

O casal mantém um perfil nas redes sociais onde compartilham os primeiros passos da pequena Sofia, agora com um ano e um mês. O militar espera que a conquista inédita inspire outros casais homoafetivos que sonham em ter filhos.

“Como não tivemos ninguém em quem se espelhar, então queremos servir como exemplo para as outras pessoas. Graças a Deus estamos conseguindo levar representatividade”, comemora.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!