Setembro Amarelo: Mapa da saúde mental mostra serviços oferecidos pelo SUS em todo o Brasil

setembro amarelo
A campanha Setembro Amarelo, que ocorre anualmente desde 2014, começa nesta sexta-feira (1º) com o tema ‘se precisar, peça ajuda’ (Reprodução/EBC)

A campanha Setembro Amarelo, que ocorre anualmente desde 2014, tem em 2023 o tema “se precisar, peça ajuda”. O objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no Brasil. No mundo, o suicídio é a 4ª maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um importante aliado no tratamento de doenças e transtornos psicológicos. Quem precisa de ajuda e não sabe por onde começar pode ir direto até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Por lá, será realizado o acolhimento e uma avaliação inicial para direcionar o tratamento. Dependendo das necessidades de atendimento, o paciente é encaminhado para os demais pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A porta de entrada e acompanhamento também pode acontecer por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cuja equipe multiprofissional especializada é composta por enfermeiros, médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, artesãos, entre outros.

Casos de maior gravidade, em situações mais agudas ou em momentos de crise, podem necessitar de atendimento de maior complexidade, nos hospitais ou nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento).

Vale salientar que todos os dados, informações sobre o paciente são mantidos em sigilo e que não há nenhum tipo de julgamento quanto à situação de cada um durante o acolhimento.

Mapa da Saúde Mental

No aplicativo ConecteSUS é possível buscar o estabelecimento com atendimento de saúde mental mais próximo de você. Pelo Mapa da Rede de Atenção Psicossocial é possível, também, conferir a lista de estabelecimentos da RAPS que oferecem atendimento em saúde mental no Brasil.

Mapa interativo, criado a partir do Google Maps, mostra os centros de atendimento espalhados pelo Brasil. Veja aqui.

Outro projeto do Ministério da Saúde tem um objetivo semelhante: se trata do Mapa da Saúde Mental, que disponibiliza em seu site informações sobre iniciativas de atendimento em diversas cidades do país, com explicação sobre o serviço e contatos para acioná-lo.

O site traz projetos relacionados a saúde mental para público em geral, para trabalhadores da saúde e para grupos específicos, como comunidade LGBTTTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas queer e intersexuais), negros, mulheres, idosos, pacientes de determinadas doenças (como câncer) e casais.

No mapa presencial, os serviços e projetos são exibidos de forma geolocalizada, em que o interessado pode colocar seu CEP e visualizar as opções mais próximas do local onde está ou quer buscar ajuda.

Além disso, o site também traz explicações sobre como saber quando buscar ajuda, quais são os direitos das pessoas, como ajudar, como receber ajuda e como identificar se alguém precisa de apoio psicológico.

Arreda pra Cá

O podcast do BHAZ recebe, nesta semana, dois dos criadores da produtora que deixou Minas Gerais um passo mais perto do Oscar: a Filmes de Plástico. Com o filme “Marte Um”, eles foram selecionados para representar o Brasil na última edição da premiação nos EUA e seguem colecionando troféus pelo trabalho.

No Arreda pra Cá, Gabriel Martins e André Novais Oliveira contaram tudo sobre a história da produtora, que surgiu em Contagem, os bastidores do filme e os próximos planos.

O esquema é simples, do jeitinho que a gente gosta: um sofá, um cantinho aconchegante e a conversa rolando solta. Os apresentadores Giovanna Fávero e Asafe Alcântara recebem, a cada semana, um convidado pra contar tudo sobre negócios, marcas e personalidades que marcaram a história de Minas Gerais e fazem a gente se orgulhar de ser de BH.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!