Empresa que opera Starbucks e Subway pede recuperação judicial: lojas vão fechar?

bebida do starbucks e subway
Empresa que opera marcas como Starbucks e Subway no Brasil pediu recuperação judicional com dívida bilionária (Reprodução/Starbucks + Divulgação/Subway)

A empresa que opera marcas como Starbucks e Subway no Brasil, a SouthRock Capital pediu recuperação judicial ontem (31) no Tribunal de Justiça de SP. O documento cita dívidas de R$ 1,8 bilhão. O fundo de investimentos passará por ajustes que incluem a revisão do número de lojas.

A operadora das marcas entrou com o pedido na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo. Em nota, a empresa justificou que o objetivo é proteger financeiramente algumas de suas operações no país e ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica.

Ainda de acordo com a SouthRock Capital, os desafios econômicos advindos da pandemia, a inflação e as taxas de juros elevadas agravaram os desafios para os varejistas. O calendário de aberturas e os alinhamentos com fornecedores e stakeholders também passarão por revisão.

Segundo O Globo, a operadora teve uma queda de venda de 95% em 2020, 70% em 2021 e 30% em 2022. A empresa diz ter sido atingida pela inadimplência de parceiros comerciais, cita a alta dos preços de insumos para o varejo e as dificuldades de manutenção de lojas físicas durante a pandemia.

As marcas Starbucks, Subway, TGI Fridays, Brazil Airports Restaurants, Brazil Highway e Eataly (São Paulo) continuarão operando normalmente durante a fase de reestruturação, conforme informou o fundo de investimentos.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!