Pessoas LGBT, quilombolas e indígenas são tema da Primavera dos Museus que começa hoje; confira

museu abílio barreto
Museu Histórico Abílio Barreto participa da programação cultural da Primavera dos Museus em BH (Ricardo Laf/PBH/Divulgação)

Nesta semana, do dia 18 a 24 de setembro, começa a 17ª Primavera dos Museus. O evento anual ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante das instituições e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Este ano, a edição tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”. A ideia é provocar uma reflexão em pessoas de todo o país sobre a democracia e seus muitos agentes, destacando o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade. 

A programação inclui atividades presenciais e on-line como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.

No site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsável pelo evento, é possível visualizar a programação por região, além de conferir as atividades programadas para cada estado e município.  

De acordo com o Ibram, “está na hora dos acervos LGBT+ saírem dos armários, do conhecimento ancestral de indígenas e quilombolas serem reconhecidos, de suas lutas serem valorizadas”.

Programação em BH

Em Belo Horizonte, a programação nos espaços culturais da capital, divulgada pela Prefeitura, promete celebrar tanto a 17ª Primavera dos Museus quanto o Setembro Verde, mês da pessoa com deficiência. Com brincadeiras e atividades para toda a família, a comemoração do Setembro Verde também vai até o final deste mês.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um dos responsáveis por uma das maiores febres de Belo Horizonte: o Xeque Mate. Quem é de outros estados pode até achar que tem a ver com xadrez, mas o povo da capital mineira sabe que se trata de uma bebida. E o criador da receita, Gael Rochael, é nosso convidado desta semana.

A mistura refrescante de chá mate, rum, guaraná e limão surgiu como uma alternativa à tradicional cerveja dos rolês, a princípio apenas para agradar um grupo de amigos. Com o tempo, caiu nas graças do público, conquistou as prateleiras de supermercados e foi sucesso no Carnaval. Agora, a bebida queridinha dos mineiros busca conquistar a galera de São Paulo e outros estados.

No Arreda pra Cá, Gael deu detalhes sobre a receita, comentou os boatos de que a marca estaria à venda e falou sobre a relação de amor por BH que ajudou a elevar o Xeque Mate. O episódio completo vai ao ar nesta terça-feira (19), às 17h.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!