Programação Cultural em BH celebra Setembro Verde e Primavera dos Museus; confira

Setembro verde
Programação está recheada de atividades para todas as pessoas (Pexels/Divulgação)

Para comemorar e dar visibilidade ao Setembro Verde, mês da pessoa com deficiência, a prefeitura de BH preparou uma programação que vai até o final de setembro nos espaços culturais da capital. A iniciativa também marca a celebração da 17ª Primavera dos Museus.

De quarta a domingo, a Casa do Baile, na Pampulha, expõe as obras do 8º Concurso de Arte para Pessoas com Autismo da Galeria Aut. Das 10h às 18h, durante todo o mês, a exposição virtual promete envolver e sensibilizar o público.

Programação Setembro Verde

No dia 16 de setembro, às 10h, o projeto Ateliê Aberto propõe que os participantes confeccionem suas próprias bolas de futebol através de meias e tecidos. Logo após a prática do artesanato, todos poderão participar de uma partida de futebol.

O jogo vai acontecer no gramado do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e todos podem participar. A intenção é reinventar regras e maneiras de jogar em coletivo e trabalhar a diversidade. As inscrições podem ser feitas previamente pelo e-mail  [email protected]. 

Em seguida, das 13h às 17h, ocorrerá o  o workshop “Laboratório do Sonho” com o artista Shima. Graduado em desenho industrial, Shima é especialista em performance artística e suas conexões com objetos, instalações e filmes e fotografias.

Na atividade, os participantes compartilharão experiências e ideias, com o objetivo de nutrir o reino dos sonhos como um espaço mental de criação ilimitada. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].

Além disso, também no dia 16, o Museu Casa Kubitschek convida toda a família para celebrar o ato de brincar unindo a música e o teatro. Com a realização do “Makamba Brincante: Um Piquenique de Alegria”, às 10h, o museu reúne palhaçaria, cantoria, brincadeiras e contação de histórias.

O grupo Makamba Brincante tem a proposta de encantar familiares, amigos e crianças de todas as idades, convidando-as a se desconectar das telas e se entregarem à diversão ao ar livre onde todos brincam juntos. Para participar é preciso fazer inscrição pelo e-mail [email protected]

Museu da Pampulha e Casa do Baile

No dia 23, às 10h, o Museus Pampulha realiza uma edição especial dos projetos Visita Mediada aos jardins do MAP e Ateliê Aberto, com a Oficina Banquete imaginário. Através de massinhas de modelar, a oficina propõe explorar as possibilidades criativas de materiais comuns convidando os participantes brincar com suas formas, texturas e composições.  

A oficina irá contar com o Instituto de Habilidades para Crianças Autistas (IHCA) que possui uma equipe multidisciplinar voltada para atividades pedagógicas e sensoriais direcionadas ao público TEA. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected]. 

Também às 10 horas, o Museu Casa Kubitschek convida o historiador e mestre em artes Lucas Amorim para realizar a oficina “Cartografias Afetivas”. As inscrições devem ser feitas por e-mail: [email protected]. 

O objetivo é provocar uma reflexão sobre o espaço público como um lugar de diferentes linguagens e manifestações, ao mesmo tempo em que os convida a observar as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais do patrimônio cultural.

Já no dia 24, projeto Casa Adentro terá uma edição especial  das 10h às 16h. Os participantes farão uma visita, na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha, que completa 80 anos em 2023. 

Ao término da visita, com média de uma hora de duração, é realizada uma atividade, no formato ateliê, propondo aos participantes alguma experiência artística. As inscrições podem ser feitas através do e-mail  [email protected]

Outros atos

A Casa do Baile promove um encontro a partir da obra “Cabeça de Peixe”, da artista Laura Belém, no dia 26 de setembro, das 14h às 17h. A obra é uma instalação sonora e traz a narração do poema de Adriana Versiani dos Anjos. 

Nesta ocasião especial, a obra será interpretada em Libras e na sequência haverá uma conversa com as duas artistas. Após essa atividade, acontecerá o Sarau Todos Estão Surdos, com tradução em Libras para o Portugês. A atividade é aberta mediante inscrição prévia no e-mail [email protected]. 

No dia 28 , às 14h, o projeto “Visita Vertical” convida o público a percorrer o Edifício Acaiaca, localizado no centro da cidade. A ação reforça a ideia da Casa do Baile como um centro de referência que oferece experiências imersivas e sensoriais em lugares emblemáticos na história e paisagem cultural da capital mineira. Para participar é só fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]

Finalizando a programação, no dia 30, às 10h, o projeto Percursos Pampulha realiza a edição “Produção de videoperformance”. A ação convida o público a uma caminhada mediada pelos educadores do MAP que percorre desde os jardins do Museu até a península onde seria o Grande Hotel da Pampulha de Niemeyer.

A caminhada será dividida em quatro atos , em cada um deles, serão estimuladas diferentes linguagens envolvendo literatura, imagem, corpo e voz, onde os participantes serão convidados a partilhar experiências e vivenciar a paisagem cultural da Pampulha em seus diversos níveis sensoriais. É necessário se inscrever previamente pelo e-mail [email protected]

Sobre o Setembro Verde 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. 

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período. 

O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade. Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte estendeu o período de realização das ações, definindo setembro como o Mês da Pessoa com Deficiência. 

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!