Texto de colunista do Bhaz é narrado em curta e filme ganha prêmio em festival do Rio

Divulgação/Festival 72horas RIO

O texto Trinta Homens da colunista do Portal Bhaz, Luara Colpa, foi utilizado como narrativa em um curta metragem produzido pelo Coletivo Gaia para participar do Festival 72horas RIO. O curta levou os prêmios de 2º Melhor Filme e a Melhor Trilha Sonora, no último sábado (25).

Reprodução/Coletivo Gaia

Luara escreveu mais que um texto, o emprego de suas palavras utilizou de forma comovente o eu lírico para compartilhar a dor da adolescente vítima de estupro coletivo no Rio de Janeiro. De acordo com Nina Fachinello, roteirista do vídeo, a inserção do monólogo contribuiu para fortalecer a mensagem que o vídeo pretendia passar. “Super encaixou no que a gente estava querendo”.

Reprodução/Coletivo Gaia

O curta fala sobre o difícil universo feminino e a força da sororidade. Em todos os processos a equipe é formada apenas por mulheres. “Através de dados reais e de uma tragédia vivida por milhares de mulheres diariamente. O curta ‘Irmã,’ traça um caminho de crítica ao machismo e ao mesmo tempo de empoderamento feminino. Necessário para todas as idades”, descrevem.

Trecho do filme (Reprodução)

O principal desafio do festival é que ele propõe a produção do filme em um prazo de 72 horas. Agora, o coletivo pretende também concorrer no Festival de Cinema do Rio e reproduzi-lo em uma mostra sobre feminismo.

Em Belo Horizonte, o artigo também foi inspiração para a campanha ‘Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas’, produzido pela estudante Deborah Rhuama.

https://www.youtube.com/watch?v=5gYDRCKXjTo

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!