Titãs acionam Justiça contra Olavo de Carvalho por uso de ‘O Pulso’ em vídeo bolsonarista

titas acionam justica
A banda se manifestou contra o uso da música e garantiu que não apoia o governo Bolsonaro (@arnaldo_antunes + @titasoficial/Instagram/Reprodução)

Integrantes da banda Titãs e os ex-integrantes Arnaldo Antunes e Nando Reis se manifestaram contra o uso da música “O Pulso” em um vídeo de convocação para um ato a favor do governo, publicado pelo escritor Olavo de Carvalho. A banda também se pronunciou oficialmente e afirmou que medidas judiciais estão sendo tomadas.

Em uma publicação do Instagram já apagada, o “guru do bolsonarismo” divulgou o vídeo em que aparecem pessoas como Lula, Rodrigo Maia e Alexandre Frota, consideradas contrárias ao governo atual. O ato a favor do governo, marcado para 15 de março, também se posiciona contra o STF e o Congresso.

Ao fundo do vídeo, toca “O Pulso”, de autoria de Arnaldo Antunes, Tony Bellotto e Marcelo Fromer. A letra da canção cita doenças enquanto as imagens das pessoas passam: “Peste bubônica, câncer, pneumonia. Raiva, rubéola, tuberculose, anemia…”.

Arnaldo Antunes publicou um vídeo na rede social repudiando o uso de sua música no vídeo. “Esse uso vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. Instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que ainda nos resta de democracia. É muito revoltante ver uma criação minha ser usada contra todos os meus princípios. Já estamos acionando judicialmente, pedindo que tirem do ar”, afirmou o cantor.

Em pronunciamento oficial na rede social, os Titãs também manifestaram repúdio ao uso da música e confirmaram que medidas judiciais estão sendo tomadas. “Os Titãs sempre expressaram seu apoio à democracia e as instituições democráticas e estão indignados com o uso indevido e não autorizado de sua obra numa propaganda que atenta contra os princípios e convicções dos integrantes da banda”, diz a nota.

No Instagram da banda, os integrantes Tony Bellotto e Sérgio Britto gravaram vídeos reafirmando a posição do grupo. “Nós, Titãs não apoiamos o Governo Bolsonaro nem compactuamos com ataques à democracia e às instituições democráticas”, diz a publicação.

Nando Reis, ex-integrante dos Titãs, também manifestou seu posicionamento e publicou o vídeo de Arnaldo Antunes no Twitter. “Mesmo não sendo autor na canção em questão, expresso aqui meu repúdio ao uso indevido desta, que faz parte da minha história e na qual estou presente tocando contrabaixo”, escreveu o cantor.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!