Tocantinense faz homenagem inusitada e chama filho de ‘Enzo Pequi’

Tocantinense homenageia pequi
Tocantins é mais um estado onde o fruto é típico (Reprodução/TV Anhanguera + Seda-MG/Divulgação)

Em meio à confusão entre políticos mineiros e goianos para decidir quem é o verdadeiro “dono” do pequi, um morador do Tocantins pode ter ganhado a “competição” de reivindicação do fruto: o servidor público Jasmond Rodrigues levou a homenagem a outro nível, colocando o sobrenome do próprio filho de “Pequi”, nove anos atrás.

“Eu falei, eu vou colocar o nome dele de Enzo Pequi e a mulher pulou lá longe, mas eu disse: ‘Não era eu que iria escolher? Pode deixar que eu vou escolher’. Tem pequi demais aqui no Tocantins, toda esquina que você vai, você anda peitando em pequi. Carro meu já amassou com pequi, é pequi demais, então eu vou colocar o nome desse menino de pequi”, contou o servidor à TV Anhanguera.

A importância do fruto para o estado é tanta, que um projeto de lei corre na Assembleia Legislativa do Tocantins propondo que o pequi se torne patrimônio cultural, gastronômico e ambiental da região. “Aqui nós temos pequi presente em todos os lugares, nas praças públicas, na zona urbana, na zona rural, por todo o Tocantins”, afirmou a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB), que protocolou o projeto, à emissora.

Disputa

A reivindicação do pequi no Brasil tomou grandes proporções nas últimas semanas, quando o projeto de lei do deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) propôs dar ao município de Montes Claros, no Norte de Minas, o título de “capital nacional do pequi”, deixando os goianos revoltados.

O próprio governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em tom bem-humorado, foi ao Twitter e comentou a proposta do deputado mineiro: “Não tem base essa história de um deputado mineiro querer transformar Montes Claros (MG) na capital do pequi. Pequi está no DNA goiano. Muito mais que símbolo de nossa culinária, faz parte de nossa cultura. Acionei o deputado José Nelto para mobilizar nossa bancada”.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!