Uber agora permite que motoristas gravem corridas pela câmera do celular

uber gravação viagens
Antes, os motoristas que desejassem filmar as viagens tinham que instalar uma câmera automotiva (Amanda Dias/BHAZ)

A Uber anunciou nessa terça-feira (16) a expansão nacional do recurso que permite a gravação das corridas diretamente pelo aplicativo no celular dos motoristas parceiros. Antes, os motoristas que desejassem filmar as viagens tinham que instalar uma câmera automotiva.

“Esse é um instrumento relevante para incentivar a todos a se comportarem da melhor forma possível, sabendo que estão sendo gravados, além de fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente”, explicou Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo.

“Motoristas parceiros e usuários já podiam contar com a gravação de áudio no aplicativo, e os motoristas têm a possibilidade de cadastrar uma câmera veicular, como opção complementar também. Desde 2022, começamos a explorar a gravação pelo próprio aplicativo da Uber e os resultados do piloto que introduzimos nas primeiras cidades nos permitiram expandir a ferramenta para todo país”, acrescentou.

A gravação de vídeo usando o aplicativo da Uber utiliza a câmera selfie do smartphone. Além de ser escalável e gratuita, a funcionalidade pode ser configurada pelo motorista em poucos segundos. A função está disponível em celulares Androide.

Como funciona o recurso

O registro de áudio e vídeo começa ao se aproximar do ponto de embarque e continua pela viagem, parando 20 segundos depois que a viagem for encerrada – isso porque algumas situações podem ocorrer no momento do desembarque.

A gravação de vídeo e áudio permanece criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la diretamente – nem a Uber e nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. O usuário, por sua vez, é informado que sua viagem será gravada antes de embarcar, tendo liberdade para cancelar a viagem e solicitar outro carro, se preferir.

A única forma da equipe de atendimento da Uber acessar o conteúdo das gravações é através de um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão.

Só então a Uber, que tem a chave da criptografia, terá acesso aos registros. A gravação permanece disponível no dispositivo do parceiro pelo período de sete dias após a viagem, sendo automaticamente apagada após esse período se nenhum reporte de incidente atrelado a ela for realizado.

As autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens compartilhadas pelos parceiros com a Uber, na forma da lei.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!