‘Exterminarei esquerdistas, homossexuais, fornicadores e negros’: UFG recebe ameaças e aciona autoridades

UFG Campus Samambaia (Google Street View/Reprodução)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, via e-mail, ameaças de atentado contra diversos grupos, nesta segunda-feira (1º). De acordo com a universidade, as polícias Federal e Militar foram acionadas e a segurança interna foi reforçada. As ameaças foram dirigidas a estudantes do campus Samambaia.

Na mensagem, uma pessoa que não teve o nome divulgado disse que entraria nesta segunda-feira, no prédio da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da UFG, com um revólver calibre 38 para “exterminar esquerdistas, homossexuais, fornicadores, negros” e outras minorias. A pessoa ainda jurou lealdade ao Estado Islâmico.

As ameaças teriam sido feitas após conflitos em um ato a favor do início da ditadura militar, que completou 55 anos, neste domingo.

O print do e-mail foi divulgado pelo jornal O Popular, mas não teve sua autenticidade confirmada pela assessoria da UFG. A universidade afirma que o responsável por assinar a mensagem não é aluno e nem tem ligação com a instituição.

O Popular/Reprodução

Ao jornal, uma aluna que não quis ser identificada disse que as aulas na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) foram canceladas. Ainda não se tem informações sobre as aulas do resto desta semana.

Por meio de nota, a UFG confirmou a recepção do e-mail com ameaças e disse que “repudia quaisquer formas de violência, discriminação e exclusão social”.

Veja a nota da UFG na íntegra:

“A Universidade Federal de Goiás recebeu no dia de hoje, via e-mail, mensagem contendo ameaças de atentado na instituição. Em face disso, a Reitoria da UFG acionou, preventivamente, as Polícias Federal e Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna. A UFG adotou essas medidas com o objetivo de proporcionar a manutenção de todas as atividades com segurança e tranquilidade, preservando a integridade física da comunidade universitária.

A Reitoria reitera o seu compromisso com os princípios democráticos, a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o pluralismo de ideias, valores basilares da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e repudia quaisquer formas de violência, discriminação e exclusão social”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!