VÍDEO: Universitárias debocham de colega da faculdade de 40 anos e internautas reagem

universitárias unisagrado
Universitárias debocharam de uma colega de sala de 40 anos (Reprodução/Redes Sociais)

Um vídeo de três universitárias debochando de uma colega de 40 anos, que estuda na mesma faculdade, vem gerando revolta nas redes sociais neste fim de semana. O registro, publicado de modo privado no Instagram, acabou viralizando no Twitter. As estudantes frequentam a Unisagrado, em Bauru (SP).

No vídeo em questão, as estudantes de biomedicina conversavam em tom de ironia sobre o fato de uma colega do mesmo curso ter 40 anos.

“Gente, quiz do dia, como desmatricula um colega de sala?” começou uma delas. “Ela tem 40 anos, era para estar aposentada”, declarou outra.

“Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade, essa é a minha opinião”, completou a primeira. “Acha que a professora é o Google”, adicionou a terceira universitária. Confira o vídeo abaixo:

Universidade se pronuncia

O vídeo chegou a ser visualizado mais de 3,5 milhões vezes no Twitter, e as universitárias receberam diversas críticas.

A universidade se pronunciou, sem fazer menção direta ao caso, defendendo a educação como direito de todos. “Aprendemos a vida toda”, postou a instituição.

“Para começarmos esta conversa, deixamos claro que não compactuamos com qualquer tipo de discriminação. Completando… defendemos uma causa: A educação. Na verdade, somos a causa”, pontuou a Unisagrado.

“Acreditamos que todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia. Isso tudo faz sentido para nós”, completou na postagem.

Ainda na publicação, a instituição ressaltou que “as oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida”.

Caso tratado no âmbito institucional

A universidade acrescentou nos comentários que está “tratando do caso no âmbito institucional”. Mesmo com a postagem, muitos internautas pareceram insatisfeitos com a medida e cobraram da Unisagrado outras providências sobre o caso.

“Interessante o pronunciamento. Porém, quais medidas serão tomadas com relação à aluna do vídeo? Imagino que a aluna que sofreu a discriminação esteja bem abalada e a aluna que causou isso saíra impune?”, questionou uma usuária.

Outra também cobrou: “Belas palavras, porém não resolve o problema! Esperando pelas medidas cabíveis. No mínimo uma ação disciplinar”.

Sobrinha da mulher desabafa

Também nas redes sociais, a sobrinha da mulher de 40 anos, colega das três alunas, se pronunciou sobre o ocorrido.

“Minha tia, de 40 anos, sempre batalhou pra um c*ralho trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade”.

“Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas. Daí surgem três meninas escrotas, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma”, desabafou a sobrinha.

Sobrinha da mulher de 40 anos se manifestou sobre situação com estudantes (Reprodução/Redes Sociais)

Estudante diz estar arrependida

Ao G1, uma das estudantes do vídeo disse que as três estão arrependidas de suas falas e que o vídeo foi uma “brincadeira de mau gosto”. Ela contou que a gravação havia sido publicada nos close friends do Instagram, mas acabou saindo de lá.

A jovem afirmou que nunca teve a intenção de dizer que pessoas mais velhas não podem adquirir uma graduação. A estudante também declarou que foi fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que ela não imaginava.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!