TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Vai voltar? X diz ao STF que pagou multas e pede liberação da rede social no Brasil

04/10/2024 às 15h22
(Isabella Guasti/BHAZ)

A rede social X, antigo Twitter, disse nesta sexta-feira (4) que concluiu o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas impostas pela Justiça brasileira. A empresa fez ainda um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela liberação da plataforma no Brasil.

Em documento obtido pela reportagem do BHAZ, o relator Alexandre de Moraes determinou à Secretaria Judiciária do STF que certifique o pagamento da multa. “Diante das informações prestadas pela X Brasil Internet LTDA., determino à Secretaria Judiciária que certifique o cumprimento integral do pagamento das multas e o efetivo depósito na conta vinculada a estes autos”, diz trecho da decisão.

Na sequência, Moraes deve avaliar o pedido de desbloqueio. Na última terça-feira (1), o STF permitiu o desbloqueio das contas bancárias da rede social para o pagamento das multas.

O valor total das multas devidas pelo X envolve R$ 18 milhões que foram bloqueados nas contas do X e da Starlink, empresa que também é de propriedade de Elon Musk, mais R$ 10 milhões pelo acesso que foi permitido por meio da plataforma Cloudflare e R$ 300 mil que foram aplicados contra a advogada Rachel Villa Nova, representante legal da rede.

No mês passado, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil, condição obrigatória para qualquer firma funcionar no país.

O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

O BHAZ entrou em contato com o escritório de advocacia que representa o X no Brasil e aguarda retorno.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ