Polícia Federal faz operação contra vazamento de provas do Enem 2023 nas redes sociais

redação nota mil
(Agência Brasil)

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (24), a Operação Limite Virtual, que apura o vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em 2023. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral/CE.

Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por um investigado na cidade.

Segundo a PF, após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP, foram realizadas investigações e há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame.

As condutas do investigado pelo vazamento podem configurar crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.

Vazamento do Enem 2023

Em novembro, logo após a prova de redação do Enem 2023, o Ministro da Educação, Camilo Santana, descartou o cancelamento do exame em função do vazamento de imagens da prova. “De forma alguma”, disse o ministro em entrevista coletiva, na segunda-feira (6), quando questionado sobre anular as provas.

Segundo o ministro, o balanço do Enem foi positivo e as “ocorrências são pontuais”. A imagem de uma prova de redação dessa edição do exame circulou nas redes sociais, no domingo (5), ainda durante a prova.

“Ontem, tivemos duas diligências da Polícia Federal em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra aqui no Distrito Federal. Portanto, a Polícia Federal continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito”, afirmou.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!