Viajantes só poderão desembarcar no Ceará com vacinação completa ou teste negativo de Covid

Aeroporto Internacional Fortaleza
Passageiros só poderão descer em Fortaleza com vacinação completa ou teste negativo (Reprodução/Fortaleza Airport)

A Justiça federal determinou que viajantes que forem de avião ao Ceará comprovem que estão completamente vacinados contra a Covid-19 ou apresentem resultado negativo para o novo coronavírus. O teste (exame de antígeno ou RT-PCR) deve ser feito até 72 horas antes do voo. Já a vacinação completa inclui a imunização com as duas doses ou dose única, no caso da vacina da Janssen. As informações são do G1.

A decisão do juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara da Justiça Federal do Ceará, atendeu a um pedido do governo cearense. “Queremos muito que [viajantes] venham ao Ceará, mas queremos que as pessoas, por precaução, apresentem os testes negativos antes de chegar ao nosso estado exatamente pra evitar a propagação do vírus no nosso estado. É uma decisão muito positiva, considero importante para o Ceará”, disse o governador Camilo Santana (PT).

Com a medida, o governador pretende conter a propagação da variante delta no Ceará. Todos os quinze registros no estado foram identificados no Centro de Testagem de Viajantes, da Secretaria da Saúde do Ceará, no aeroporto. Já Minas Gerais, até essa quarta-feira (11), já registrou 11 casos confirmados da variante. Desses, dois foram notificados em Belo Horizonte, em pacientes com 12 e 14 anos.

Para o governador cearense, a medida deveria ser estendida para todo o território nacional. “Essa é uma medida que o país tinha que tomar, teria que ser uma decisão a nível nacional, mas como não há essa decisão, para que os voos que cheguem ao Ceará, as pessoas lá na origem devem comprovar que tenham testado negativo para Covid ou que tenham tomado as duas doses”, disse em transmissão ao vivo nas redes sociais.

A decisão deve ser cumprida com a máxima urgência. O G1 procurou o governo federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsáveis por garantir o cumprimento da determinação, mas as instituições não informaram quando tomarão as providências necessárias.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!