VÍDEO: Bolsonaristas invadem escolar e agridem estudantes que fizeram gesto pró-Lula

bolsonaristas invadem ônibus escolar
Estudantes manifestaram apoio a Lula, enfurecendo manifestantes em ato antidemocrático (Reprodução/Redes sociais)

Atualização às 10:56 do dia 05/11/2022 : Atualizado para incluir informações repassadas pela SSP-SP.

Apoiadores do presidente derrotado nas Eleições 2022, Jair Bolsonaro (PL), invadiram um ônibus escolar e feriram ao menos um estudante da ETEC de Jundiaí na tarde dessa quinta-feira (3). O ataque dos bolsonaristas foi registrado em frente a um quartel do Exército da cidade.

Imagens mostram o instante em que dois homens entram no veículo e começam a discutir com os estudantes. Uma das vítimas teria feito o “L” de dentro do veículo, o que enfureceu os manifestantes bolsonaristas (assista abaixo).

Entre xingamentos, um dos homens sobe nos assentos do ônibus e grita com os estudantes. Os bolsonaristas ainda tentam fazer uma das vítimas descer do veículo.

Um estudante agredido pelos manifestantes relatou ao Jornal de Jundaí que os homens bateram no ônibus e jogaram pedras. Vitor Cotrim, de 18 anos, foi atingido e acertado por estilhaços de vidro da janela.

Em contato com o BHAZ, a ETEC Vasco Antônio Venchiarutti afirma que as aulas presenciais no instituto foram suspensas nesta sexta-feira (4). A decisão seria uma resposta aos protestos antidemocráticos com a presença de manifestantes na região.

Por meio de nota, a prefeitura de Jundiaí disse recriminar “todo e qualquer ato de violência”. A administração municipal afirma que disponibilizará as imagens das câmeras do ônibus à polícia.

Procurada, a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) informou que o caso é investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí. Segundo o órgão, ainda na manhã desta sexta, a equipe da unidade identificou as quatro pessoas envolvidas na agressão. Três delas foram levadas para a delegacia e prestaram esclarecimentos.

“Após as medidas de polícia judiciária, os homens foram indiciados por arremesso de projétil, lesão corporal, associação criminosa, dano qualificado, violência política e constrangimento ilegal. O quarto suspeito será ouvido posteriormente. As investigações prosseguem”, informa a SSP.

Nota da Prefeitura de Jundiaí na íntegra

“A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) lamenta o ocorrido e informa que a empresa de ônibus prestará as informações ao plantão policial, para o registro de Boletim de Ocorrência. As imagens das câmeras do ônibus serão disponibilizadas à polícia para que sejam apuradas as responsabilidades dos agressores, que invadiram o coletivo. O município recrimina todo e qualquer ato de violência.”

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!