Imagens que circulam nas redes sociais mostram os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (26). Em um dos vídeos, é possível ver o momento em uma enxurrada arranca e arrasta o pedaço de uma casa, em Putinga, no Vale do Taquari, nessa quarta-feira (1º).
De acordo com o prefeito da cidade, Paulo Lima, ainda há o risco de rompimento da barragem de Santa Lúcia, que, caso ocorra, inundará toda a parte central da cidade. Lima afirma que parte dos moradores foi evacuada e pede para que a população se abrigue em regiões mais altas.
18h:25(quarta) – Rio Grande do Sul:
— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) May 1, 2024
Casa é arrastada por enxurrada em Putinga. Município inicia evacuação de 50% dos moradores por risco de rompimento em barragem. pic.twitter.com/ALH0OaInTj
Calamidade pública
O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas que atingem o estado, desde a última sexta-feira (26). Ao todo, 13 pessoas morreram e pelo menos 21 estão desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil estadual divulgado hoje (2).
Além dos mortos e desaparecidos, mais de 44,6 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Até o momento, 134 prefeituras reportaram prejuízos por causa de alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos e outras consquências.
O número de desalojados passa de 9,9 mil, e o de pessoas que tiveram que buscar abrigos públicos ou de entidades assistenciais chega a 4,5 mil. Segundo a Defesa Civil, as mortes ocorreram em Encantado, Itaara, Pantano Grande, Paverama, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine e Segredo.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram ruas completamente alagadas e carros sendo arrastados pela correnteza. Estradas e pontes também cederam.
Toda a nossa solidariedade ao povo do RS!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 2, 2024
A tragédia que afeta o Rio Grande do Sul neste momento é inimaginável; as cenas são desoladoras. É hora de nos unirmos em apoio a todas as famílias gaúchas que sofrem neste momento, especialmente aquelas que perderam pessoas queridas por… pic.twitter.com/XBGIMvF5CS
Me espanta o silêncio sobre o caos que está aqui no Rio Grande do Sul.
— Pedro Accorsi (@pedroaccorsi_) May 1, 2024
A situação está CAÓTICA. Toda ajuda é bem vinda.
DIVULGUEM!! pic.twitter.com/ElL9rvIWDx
🔴🔴🔴📍
— Roberto Bertholdo (@rbertholdo) May 2, 2024
IMAGENS DAS ENCHENTES RS
As imagens que chegam do Rio Grande do Sul são impressionantes e mostram a dimensão dos perigos que as pessoas estão passando e das enormes perdas.
No vídeo, quem descreve a situação desesperadora é a prefeita de Sinimbu, Sandra Backs. pic.twitter.com/EBb1mOgDrf