Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Casa é arrastada por enchente após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Por

casa arrastada enchente rio grande do sul
Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública (Redes Sociais/Divulgação)

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (26). Em um dos vídeos, é possível ver o momento em uma enxurrada arranca e arrasta o pedaço de uma casa, em Putinga, no Vale do Taquari, nessa quarta-feira (1º).

De acordo com o prefeito da cidade, Paulo Lima, ainda há o risco de rompimento da barragem de Santa Lúcia, que, caso ocorra, inundará toda a parte central da cidade. Lima afirma que parte dos moradores foi evacuada e pede para que a população se abrigue em regiões mais altas.

Calamidade pública

O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas que atingem o estado, desde a última sexta-feira (26). Ao todo, 13 pessoas morreram e pelo menos 21 estão desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil estadual divulgado hoje (2).

Além dos mortos e desaparecidos, mais de 44,6 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Até o momento, 134 prefeituras reportaram prejuízos por causa de alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos e outras consquências.

O número de desalojados passa de 9,9 mil, e o de pessoas que tiveram que buscar abrigos públicos ou de entidades assistenciais chega a 4,5 mil. Segundo a Defesa Civil, as mortes ocorreram em Encantado, Itaara, Pantano Grande, Paverama, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine e Segredo.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram ruas completamente alagadas e carros sendo arrastados pela correnteza. Estradas e pontes também cederam.

Amanda Serrano

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ