VÍDEO: Escola infantil amarra crianças com ‘camisas de força’ e é investigada por maus-tratos

escola é investigada por maus-tratos
Instituição de ensino infantil está sendo investigada pela Polícia Civil (Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Civil investiga uma escola infantil particular no bairro Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, após denúncias de maus-tratos aos alunos. Um vídeo que circula nas redes sociais (assista abaixo) mostra duas crianças pequenas amarradas a cadeiras do banheiro, aos prantos, na Escola de Educação Infantil Colmeia Mágica.

As imagens mostram dois bebês, que aparentam ser de colo, sentados em cadeirinhas no chão do banheiro, embaixo de uma pia. Próximo a eles, há um vaso sanitário. Durante todo o registro, as crianças choram e aparentam estar imobilizadas.

Criança teve sequelas

Segundo o g1, uma mãe identificou seu filho de quase 2 anos nas gravações que viralizaram. Ela contou ao portal que, no primeiro vídeo, ele estava em um banheiro com mais quatro crianças amarradas. Já no segundo, estava chorando com mais três bebês em uma sala escura.

“Vem apresentando um nervosismo intenso, dificuldade para dormir, ele chora quando vamos colocar ele na cadeirinha do carro”, disse a mulher. De acordo com ela, o bebê estava na instituição desde os 11 meses. Em posse das informações, a mãe percebe agora que as sequelas são consequência do tratamento que recebia na escola.

Outra mãe, de uma menina de 1 ano e 4 meses, relatou que algumas professoras contaram que as crianças passavam “o dia todo de castigo na sala da diretora” e que “as crianças que estavam fazendo desfralde ficavam trancadas no banheiro por horas”.

Polícia Civil investiga escola

Uma imagem da fachada do colégio infantil mostra que os portões estavam cobertos com tinta. Antes disso, pessoas picharam os portões com os dizeres “maus-tratos”, “crime”, “justiça”, “neonazistas”, “desumano”, entre outras mensagens.

Em nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a Polícia Civil informou que os envolvidos participam de oitivas no momento. A ocorrência está sendo investigada pela corporação, e “mais detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial”, diz um trecho do comunicado sobre o caso.

A reportagem tentou entrar em contato diversas vezes com a Escola Colmeia Mágica, que é investigada por maus-tratos, mas ainda não obteve retorno. Caso a instituição de ensino infantil se manifeste, esta matéria será atualizada.

Nota da Polícia Civil

“A Polícia Civil informa que os fatos citados são alvo de investigação pela instituição. Diligências e oitivas estão em andamento. Mais detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial.”

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!