VÍDEO: Mulher faz ataques homofóbicos contra casal em metrô de SP e pede que eles ‘leiam a Bíblia’

senhora homofobica metro
Um passageiro que estava no metrô filmou a ação da mulher (Brendo Conde/Arquivo pessoal)

Uma senhora foi conduzida à delegacia após fazer comentários homofóbicos, contra um casal, durante uma viagem de metrô em São Paulo (SP). Vídeo gravado por uma testemunha captou o momento em que ela aborda o casal e chega a pedir que eles “leiam a Bíblia”. Nas redes, várias pessoas se revoltaram e levantaram acusações de homofobia.

O bancário Breno Conde, que se deslocava para o aeroporto no mesmo metrô e filmou toda a cena, conversou com o BHAZ. A situação aconteceu por volta das 12h30 da última quinta-feira (9) e o vídeo foi publicado nesse domingo (12).

Nas imagens, é possível ver que a mulher pediu que o casal parasse de se abraçar e orientou que eles “lessem a Bíblia”, pois estariam cometendo um pecado. Em dado momento, passageiros começaram a sair em defesa dos homens. Uma passageira confrontou a mulher dizendo que é evangélica, mas que “Deus não prega isso”.

‘Conselho de mãe’

Ao BHAZ, Breno conta que estava sentado de costas para os rapazes quando ouviu burburinhos. Logo em seguida, notou que a idosa estava atacando verbalmente o casal. Ela chegou a dizer que estava dando um conselho “de mãe” ao fazer os comentários.

“Um dos rapazes começou a chorar. Foi nesse momento em que o metrô parou numa estação e chamaram o segurança”, conta o jovem. No vídeo, é possível ver a vítima dizendo ao segurança que a mulher o agrediu verbalmente.

A senhora se recusou a descer, a princípio, dizendo que iria para o Ministério da Fazenda. Após alguma insistência, ela foi conduzida para fora e os passageiros aplaudiram (assista abaixo). Breno compartilhou o registro, que já conta com mais de 380 mil curtidas, nas redes sociais.

Envolvidos foram à delegacia

Em contato com o BHAZ, a Polícia Militar de São Paulo informou que o caso ficou sob responsabilidade dos agentes de segurança do metrô.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que ouviu os envolvidos e os conduziu à Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano de São Paulo) para esclarecer os fatos. Já na delegacia, o casal não quis registrar um boletim de ocorrência.

“O Metrô reforça que qualquer denúncia pode ser feita pessoalmente para os funcionários nas estações ou por meio de SMS, pelo número 9 7333 2252 ou ainda pelo aplicativo METRÔ CONECTA. Todos estes recursos garantem o anonimato do denunciante e rápido atendimento”, diz a corporação.

Crime

Vale reforçar que homofobia e transfobia são crimes previstos por lei. Eles entram na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.

Veja o que é considerado crime:

  • “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • a pena será de um a três anos, além de multa;
  • se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.

Nota da Polícia Civil na íntegra

“No último dia 9/3, por volta das 12h30, uma dupla de agentes de segurança do Metrô foi acionada na Linha-3 Vermelha por dois passageiros que estavam embarcados em uma composição. De acordo com depoimento de ambos, eles se sentiram ofendidos por declarações de uma outra passageira que se encontrava no interior do mesmo trem. Os envolvidos então foram convidados a desembarcar e, em seguida, as partes foram ouvidas e conduzidas para a Delpom para esclarecimentos dos fatos junto à Autoridade Policial. Já na delegacia, os reclamantes não quiseram registrar o fato”.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!