Vídeo: porta de aeronave abre durante voo no Acre e passageiros seguram cabos para mantê-la fechada

Porta de avião abre durante voo e passageiros a seguram por 20 minutos
Porta de avião abre durante voo e passageiros a seguram por 20 minutos (Reprodução/Redes Sociais)

Um vídeo de uma porta de avião aberta durante o voo tem chocado internautas neste fim de semana. A aeronave saiu do interior do Acre com destino à capital, Rio Branco, nessa quinta-feira (14). A porta traseira abriu em pleno voo. O vídeo que circula na rede mostra os passageiros segurando a saída para mantê-la fechada até o pouso na capital.

Um dos passageiros disse ao portal G1 que um dos cabos de sustentação da porta se rompeu durante o trajeto e, para fechá-la novamente, um passageiro teve que colocar o corpo para fora da aeronave, sustentado por um cinto, para puxar e fechar a porta de novo.

O passageiro ainda acrescenta que, por causa da falha, o piloto optou por desligar um dos motores e continuar o voo com apenas um.

“Quando a porta se abriu, um dos cabos bateu na hélice e, não sei se foi o vento ou a hélice, quebrou um dos cabos, ficando essa porta suspensa pelo outro cabo. Então, o rapaz foi lá, não tinha como pegar esse cabo do lado dele, e teve que ir mais distante e quando puxou [a porta] veio o cabo solto também. Duas pessoas ficaram puxando de um lado e outras duas do outro”, relatou.

O pequeno avião tinha cerca de 12 pessoas a bordo, sendo 2 tripulantes. A falha técnica teria ocorrido cerca de 30 minutos antes do pouso. “Ouvimos um barulho, impacto grande, um estrondo e o vento entrando dentro do avião. De uma hora para outra a hélice do lado direito parou, o piloto desligou. Um rapaz foi na frente do avião, o copiloto também saiu e foi para a porta”, disse.

“Creio que ficaram segurando a porta por uns 20 minutos. A empresa não explicou o que aconteceu, se foi algo grave, se o avião poderia ter caído, se era uma falha aceitável. Nem uma água com açúcar ofereceram, nada”, criticou.

‘Manutenção’

Também ao portal G1, o engenheiro aeronáutico e representante da Empresa Rio Branco Táxi Aéreo, comandante Ricardo Lima, confirmou o incidente relatado nas redes sociais. De acordo com ele, o ocorrido já foi repassado para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A empresa também investigará o que ocorreu e o motivo do cabo ter soltado. O engenheiro também disse que a manutenção na aeronave já foi concluída.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!