VÍDEO: Professora imobiliza agressor que esfaqueava mulher em escola de SP

Vídeo mostra momento em que professora imobiliza agressor que atacou profissionais e alunos em escola de São Paulo (Reprodução/Redes sociais)

Uma professora da Escola Estadual Thomázia Montoro, em São Paulo, conseguiu conter o estudante que matou uma mulher de 71 anos e deixou mais quatro feridos na manhã desta segunda-feira (27).

Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o momento em que ela imobiliza o adolescente de 13 anos quando ele avançava para outra vítima. Enquanto ele desferia facadas contra uma mulher, a professora agarra o braço do aluno. Na sequência, duas colegas entram na sala para tentar conter o ataque.

Uma das professoras consegue segurar o jovem enquanto as colegas tiram a faca da mão dele.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, a mulher é professora de educação física e sua iniciativa evitou uma tragédia maior.

“Lamento profundamente o ataque em uma escola da Vila Sônia. A prioridade é atender as vítimas. O adolescente autor do ataque já foi apreendido pela PM e é ouvido pela Polícia Civil. Destaque para ato heroico da Prof. Cinthia, que imobilizou o adolescente e evitou tragédia maior.”, declarou.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lamentou a morte da professora Elisabeth Tenreiro e informou que as outras vítimas do ataque foram encaminhadas aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. Os feridos permanecem estáveis e um aluno em estado de choque recebe atendimento e acompanhamento.

“A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos”.

O ataque

Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, morreu depois de ser esfaqueada por um um adolescente de 13 anos na Escola Estadual Thomázia Montoro, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (27).

A morte da professora foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite. Ela teria sofrido uma parada cardíaca no Hospital das Clínicas, depois de ser socorrida na escola.

O autor, um aluno do oitavo ano do colégio, foi apreendido pela Polícia Militar.

Segundo o g1, inicialmente, a PM havia informado que dois alunos haviam sido esfaqueados. Um deles, na verdade, havia sido socorrido em estado de choque, sem ferimentos. O outro estudante atingido sofreu um corte no braço e foi socorrido.

O autor, que não teve a identidade divulgada, foi contido e encaminhado ao 34° DP.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também lamentou o ocorrido. “Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares”, escreveu.

Nota da Secretaria de Educação de SP na íntegra

O Governo do Estado de São Paulo informa, com pesar, a morte da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, vítima de um ataque à faca na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo. Ela havia sido encaminhada em estado grave para o Hospital Universitário da USP. Outras quatro vítimas receberam atendimento e estão estáveis. Um aluno em estado de choque recebe atendimento e acompanhamento.

As vítimas foram encaminhadas aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. O Governo de SP lamenta profundamente o óbito da professora e se solidariza com as famílias dos professores e alunos vítimas do ataque.

A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!