Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Tosadora ajuda animais afetados por chuvas no Rio Grande do Sul

Por

Animais também são vítimas de enchentes no RS (Arquivo pessoal)

Uma tosadora e auxiliar de veterinária de Canoas, no Rio Grande do Sul, viralizou nas redes sociais após compartilhar o trabalho que faz com animais resgatados após as fortes chuvas que atingem o estado. Pelo menos 3,5 mil animais ilhados foram resgatados pelo Poder Público e ONGs voluntárias até esta segunda-feira (6).

Ao BHAZ, Fabiana Greco conta que trabalha ao lado de uma equipe de profissionais voluntários, responsáveis por cuidar de animais em pelo menos três abrigos da cidade. Ao todo, são cerca de 200 pets, entre cães e gatos, atendidos.

“Os resgates estão sendo feitos de barco nos bairros mais atingidos e daí são levados para os centros. Nosso trabalho é alojar o animal e fazer os primeiros socorros”, relata.

Em publicação feita pela filha da tosadora, Fabiana aparece trabalhando em um dos abrigos. “Como tosadora e auxiliar de veterinária, minha mãe está se dispondo a ajudar pets que foram encontrados na água com resquícios de cola, óleo ou outros materiais grudados nos pelos”, descreve o post, que ultrapassa a marca de 200 mil visualizações.

Além do banho e tosa, os animais também recebem tratamento para sarna, pulgas e carrapatos e outras necessidades. Ela enfatiza a necessidade de doações para dar continuidade aos cuidados. “Temos três cachorros com sarna e acabou a Ivermectina, então eu tive que comprar do meu próprio bolso. Precisamos de outras medicações, vitaminas. Tem animais que não conseguem comer comida sólida e eu tive que comprar 15 sachês hoje”, explica.

Interessados podem fazer doações por meio da chave pix 51995272835 (telefone). Doações de qualquer valor são bem-vindas.

“Os casos mais graves a gente encaminha para clínicas e hospitais veterinários, mas o resto a gente está tratando no peito mesmo. A gente está precisando da ajuda, porque vamos ficar com esses animais por pelo menos 10 dias até que as águas baixem”, finaliza.

Animais também são vítimas de enchentes

De acordo com informações do governo do Rio Grande do Sul, pelo menos 3,5 mil animais ilhados foram resgatados no estado até esta segunda. O número deve ser ainda maior, já que em todo o território, vários grupos de voluntários se organizam para salvar os pets.

Em Canoas, cidade onde Fabiana atua, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) resgatou mais de 100 animais desde o início das cheias. Nas redes, internautas se comovem com a situação de animais que precisam se abrigar em telhados da região.

“É um momento muito triste. Os animais ficam assustados, sem saber para onde ir e o que fazer. Estamos fazendo uma força-tarefa para atender todas as demandas de resgate que chegam até nós. No momento precisamos de lares temporários, doação de caminhas, casinhas, cobertas e rações para os pets. Pedimos encarecidamente a quem for para a casa de parentes, que levem os animais consigo. Deixem os lugares para os animais de rua, que realmente não têm ninguém por eles”, enfatizou a secretária da SMBEA, Fabiane Tomazi Borba.

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal recebe doações por meio da chave pix [email protected]..

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ