Vítima de Covid e câncer, homem deixa carta comovente à família antes de morrer: ‘Lutei até onde pude’

vítima da covid deixa carta
O recado foi descoberto pela família apenas no dia da morte de Raphael (Reprodução/Arquivo pessoal)

Um homem de 31 anos, que enfrentava uma batalha dupla contra um câncer e contra a Covid-19, se despediu de sua família com um gesto emocionante. Antes de falecer no último domingo (22), em Jundiaí, no interior de São Paulo, Raphael Melo Voltan deixou uma carta ao filho de um ano e à namorada.

“Amo vocês. Lutei até onde pude. Cuide do Rhavi. Eu amo muito ele. Todos vocês fiquem com Deus”, disse. O recado, escrito enquanto ele estava isolado com a doença no hospital, foi descoberto pela família apenas no dia da morte de Raphael.

Em entrevista ao G1, Estela Mastellari, de 35 anos, contou que o namorado precisou ser internado no dia 29 de julho, devido a um agravamento do câncer, que já havia atingido o pulmão. No ambiente hospitalar Raphael acabou contraindo a Covid-19, o que piorou ainda mais o seu quadro.

“Ele não podia ser intubado, com os tumores no peito não seria possível. Ele ficou no isolamento e, infelizmente, a Covid só adiantou as coisas. O pulmão já estava bem debilitado. Ele queria muito viver. É uma dor tremenda”, disse.

Luta contra o câncer

Raphael havia descoberto o câncer linfoma não-Hodgkin em abril de 2020 na mesma época em que a namorada estava grávida de Rhavi, o filho do casal. Esse tipo de câncer se espalha pelo corpo rapidamente, o que agravou o quadro de Raphael em poucos meses.

Mas o rapaz nunca esteve sozinho. Em uma campanha online, a família conseguiu arrecadar R$ 360 mil, valor utilizado para comprar um medicamento necessário para o tratamento do câncer.

No dia da primeira aplicação, Raphael fez um agradecimento público a todos que contribuíram com a sua batalha. “Apesar de ter uma longa jornada pela frente, hoje acredito que é possível… Meu muito obrigado, vocês mudaram minha vida, hoje olho para o céu e agradeço pelo início da minha cura!”, escreveu em uma publicação no Instagram à época.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!