Pesquisar
Close this search box.

X, antigo Twitter, começa a ser bloqueado por operadoras, após determinação de Moraes

Por

alexandre de moraes tse
Determinação foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Muitos usuários do X, antigo Twitter, já não conseguem acessar a rede social desde 0h deste sábado (31). As principais operadoras do país, Vivo, TIM e Claro, haviam avisado à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que iriam bloquear o acesso ao X no Brasil a partir da meia-noite.

As empresas cumprem determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que obrigou na última quarta-feira (28) que o proprietário do X, Elos Musk, indicasse um representante da empresa no Brasil. Diante da negativa, após o prazo dado, de 24 horas, o magistrado mandou que a rede fosse bloqueada.

Alguns usuários, no entanto, continuam com acesso ao X, uma vez que, segundo a Anatel, o bloqueio integral só deve ocorrer ao longo do final de semana. Segundo o órgão, existem cerca de 20 mil operadoras no país, o que pode atrasar o trâmite.

Em entrevista à Globo News, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que operadoras menores precisarão de mais tempo: “A gente espera que, ao longo do final de semana, todas as empresas consigam implementar o bloqueio”, afirmou.

VPN

Moraes também havia proibido que os usuários utilizassem a VPN (virtual private network) para tentar acessar o X. No entanto, horas depois, voltou atrás na decisão. Ele suspendeu o prazo para que sejam retirados das lojas virtuais aplicativos que possibilitam o uso dessa tecnologia, e, ainda, desobrigou que a Apple, o Google e provedores de serviços de internet deixem de oferecer o aplicativo X em suas lojas virtuais.

A medida foi tomada porque Moraes considerou a possibilidade de cumprimento integral da decisão judicial por parte do X e de Elon Musk. Segundo o ministro, se isso ocorrer, as “outras empresas teriam eventuais transtornos desnecessários e reversíveis para cumprir a medida”.

VPN (virtual private network) é uma tecnologia capaz de criar uma conexão criptografada entre o usuário e a internet. Ao usar uma VPN, o tráfego de dados do usuário é roteado por um servidor intermediário, que pode estar localizado em outro país.

A multa de 50 mil reais, no entanto, fica mantida para os usuários que tentarem acessar o X via VPN.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira é jornalista, formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), com mestrado em comunicação pela UFMG. Com passagens pela Rádio Itatiaia, Rede Minas, TV Alterosa, governo do estado, Agência Minas e Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas, venceu os prêmios de jornalismo MOL, em 2023, e Amagis, em 2022, além de ter sido finalista dos prêmios ABMES, em 2023, CDL, em 2022 e 2023, e C6 Bank, em 2022. É editor do BHAZ.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ