Youtuber de jogos RaulZito é preso por suspeita de estupro de atores mirins

RaulZito
Streamer usava o perfil no Instagram para fazer contato com as crianças e prometer trabalhos (Reprodução/@ raulzitoyt/Instagram)

O youtuber de jogos e streamer Raulino de Oliveira Maciel, conhecido como RaulZito, foi preso nesta terça-feira (27) suspeito de estuprar dois atores mirins. Ele foi encontrado em Florianópolis, Santa Catarina, pela equipe da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com a corporação, as vítimas têm entre 10 e 14 anos, e atuam em projetos no teatro, no cinema e na TV. A mãe de uma delas revelou que o filho disse que sofreu abusos do youtuber, que ocorreram entre fevereiro e maio deste ano.

A outra criança, menor de 12 anos, também relatou ter sido abusada por RaulZito. Os casos teriam acontecido em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e no município de São Caetano do Sul, em São Paulo. Diante dos relatos, a equipe da delegacia solicitou à Justiça mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. Ainda segundo a Polícia Civil do Rio, as investigações continuam para identificar outras vítimas do autor.

Contato pelas redes sociais

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o streamer usava o perfil no Instagram para fazer contato com as crianças e prometer acesso a trabalhos em sua área de atuação. Ele alegava ser contratado de uma “grande emissora de televisão”, segundo a corporação. Até o ano passado, RaulZito produzia conteúdo para o SBT Games.

A emissora informou que o suspeito não integra mais o quadro de streamers do SBT, e que ele não tinha o direito de usar o nome da plataforma para fazer negociações externas. “O SBT aguarda a elucidação dos fatos e resultado da investigação, que resultou na prisão do youtuber na manhã desta terça-feira”, diz nota (leia na íntegra abaixo).

A Motospeed Brasil, marca da qual RaulZito era embaixador, também comunicou que o streamer não voltará a se vincular com a marca. “As eventuais atitudes que podem ter sido tomadas pelo influenciador não compactuam com os valores da marca e afirmamos que não tínhamos qualquer conhecimento sobre”, diz o comunicado (leia na íntegra abaixo).

O BHAZ não conseguiu contato com a defesa do youtuber. Caso os representantes dele se manifestem, esta matéria será atualizada.

Nota do SBT Games na íntegra

“O SBT informa que o youtuber Raulino de Oliveira Maciel, o ‘Raulzito’, não integra mais o quadro de streamers de SBT Games, do qual fez parte desde o início deste ano. Ele era produtor de conteúdo não exclusivo da plataforma, não tendo nesta condição direito algum em usar o nome da emissora em negociações fora das propriedades de SBT Games. O SBT aguarda a elucidação dos fatos e resultado da investigação, que resultou na prisão do youtuber na manhã desta terça-feira (27).”

Nota da Motospeed Brasil na íntegra

“A Motospeed Brasil por meio dessa publicação comunica que o Influenciador Raulzito está afastado por tempo indeterminado da função de embaixador da marca até que sejam resolvidos os processos e procedimentos legais. As eventuais atitudes que podem ter sido tomadas pelo influenciador não compactuam com os valores da marca e afirmamos que não tínhamos qualquer conhecimento sobre. Eventuais declarações do influenciador não refletem sob qualquer aspecto as opiniões e diretrizes da Motospeed Brasil”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!