Parem as máquinas: Chat GPT supera humanos em teste de criatividade

ufmg chatgpt
Cientistas veem com bons olhos evolução da inteligência artificial (CCS/Faculdade de Medicina da UFMG)

Um relatório publicada na revista britânica Nature, referência global em divulgação científica interdisciplinar, apontou que o Chat GPT-4, versão mais recente da inteligência artificial do laboratório OpenAI, superou um grupo de 151 humanos em tarefas de criatividade aplicados em pesquisa.

De acordo com o documento, o exame consistia em tarefas inventivas. Tanto o chatbot, quanto os humanos, tiveram de propor novos usos para objetos comuns (como garfos e cordas, por exemplo) e imaginar consequências de cenários e situações hipotéticas.

Método

O teste envolveu 151 participantes humanos dos Estados Unidos, enquanto o GPT-4 foi operacionalizado em 151 sistemas. A pesquisa envolveu três exercícios:

  • Pensar em diferentes maneiras de utilizar um objeto, indo além de suas funções convencionais;
  • Imaginar as possíveis consequências de uma determinada situação ou ação;
  • Gerar palavras ou conceitos associados a uma palavra específica.

Os resultados indicam que o GPT-4 superou os humanos em termos de originalidade e elaboração nas três tarefas. Apesar disso, a ferramenta não possui autonomia para ativação e exige assistência humana para a formulação de respostas.

Uso disponível

Em 2023, o empresário de tecnologia Bill Gates afirmou, em entrevista à Forbes, que o Chat GPT é “tão importante quanto a criação da internet” e “vai mudar nosso mundo”. A Microsoft mantem uma parceria multibilionária com a OpenAI para o desenvolvimento da inteligência artificial.

Ainda em 2023, o laboratório estadunidense ressaltou que Chat GPT-4, lançado naquele ano, é ainda mais criativo e colaborativo do que suas versões anteriores. O estudo publicado na Nature no último dia 10 vai de acordo com a afirmação.

Apesar de assustador, o resultado pode ser encarado positivamente pelos humanos. No relatório, cientistas enfatizam que recursos tecnológicos, assim como inteligências artificiais, devem ser vistos como assistentes no processo criativo humano. O próprio uso do Chat GPT é disponível gratuitamente pela plataforma da OpenAI.

Ainda segundo os autores, o futuro parece promissor para o desenvolvimento científico e tecnológico quando levada em conta a colaboração entre humanos e IA.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!