Coltec UFMG tem 180 vagas em cursos técnicos; veja como se inscrever

prédio do coltec na UFMG
O Coltec UFMG inicia, na próxima semana, o processo seletivo para formação das turmas dos cursos técnicos de 2024 (Lucas Braga/UFMG)

O Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec UFMG) inicia, na próxima semana, o processo seletivo para formação das turmas dos cursos técnicos de 2024. As inscrições serão abertas segunda-feira (18).

As vagas são destinadas aos cinco cursos oferecidos pela instituição: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química. São ofertadas 180 vagas, sendo 36 para cada um dos cinco cursos técnicos do Coltec.

Metade das vagas é reservada a candidatos que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escolas públicas brasileiras.

Além disso, para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou curso equivalente ou, no momento da inscrição, estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do Coltec devem ser realizadas pela internet, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), até o dia 18 de outubro. Na segunda-feira (18) começa o período para pedido de isenção da taxa de inscrição. A solicitação poderá ser feita ao longo da primeira semana de inscrições, encerrando-se na sexta-feira, 22 de setembro.

A seleção é feita por meio de prova objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia e história geral e do brasil. A prova será aplicada em 19 de novembro, e o resultado final do processo será divulgado em 1º de dezembro.

Todas as informações estão disponíveis no edital.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ desvenda tudo sobre um dos rolês queridinhos dos belo-horizontinos: o Mercado Novo. Quem passa pelo nosso sofá é Rafael Quick, primeiro empreendedor a ocupar o agora disputado segundo andar do mercado e precursor do movimento que mudou radicalmente os ares do espaço no baixo Centro de BH e a cena cultural da capital mineira.

Completando cinco anos da reocupação do Mercado Novo, Quick contou tudo sobre como foi chegar ao espaço, como os primeiros empreendedores deste novo movimento se esforçaram para não “expulsar” quem já trabalhava ali e até quem eles não queriam que ocupasse os corredores do Mercado Novo.

O papo também passou pela Cervejaria Viela, pelo Juramento 202, pelo Forno da Saudade e pela mais recente Casa Alvorada, espaços que atraem milhares de pessoas e que, além da proposta similar, têm outra coisa em comum: são todos empreendimentos de Rafael Quick. O episódio completo do Arreda pra Cá vai ao ar nesta terça-feira (12), às 17h

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!