‘Rodovia da morte’: Governo assina concessão de trecho da BR-381 nesta quarta-feira

22/01/2025 às 12h03 - Atualizado em 22/01/2025 às 12h16
Transferência foi oficializada em solenidade nesta quarta-feira (Agência Brasil)

O Governo Federal transferiu, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (22), o controle de 303,4 quilômetros da BR-381 em Minas Gerais para a concessionária Nova 381, vencedora de leilão realizado em agosto de 2024. A empresa será a responsável pela administração do trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares pelos próximos 30 anos.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a rodovia receberá cerca de R$ 10 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão mais de 100 quilômetros de duplicação, mais de 80 quilômetros de faixas adicionais, correções de traçado, além de áreas de escape, instalação de Ponto de Parada e Descanso (PPD), passarelas, entre outras intervenções.

A estimativa do Governo é de que a concessão gere mais 79 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda. Com o documento de transferência assinado, a concessionária tem 30 dias para assumir o controle do trecho da rodovia. A solenidade desta quarta contou com representantes da Nova 381, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Detalhes da proposta

Importante corredor logístico e de escoamento de produtos industriais no Brasil, a BR-381 atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas, além de interligar o estado a São Paulo e ao Espírito Santo. Por conta disso, o fluxo de caminhões e ônibus é intenso. Com a concessão do Governo Federal, serão realizadas 51 mudanças no traçado da rodovia, de Belo Horizonte a Governador Valadares. A previsão é de investimentos em 296,32 quilômetros da estrada. A transferência da administração permitirá a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.

O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.

Outro aspecto crucial foi a decisão do Ministério dos Transportes de assumir as obras de duplicação de 31,4 quilômetros, no trecho que vai da capital Belo Horizonte a Caeté, na Região Metropolitana. A região é alvo de acordos judiciais para remoção de famílias que ainda vivem às margens da faixa de domínio da estrada.

No leilão da concessão, em agosto do ano passado, a Nova 381, também conhecida por 4UM Investimentos, apresentou o maior desconto sobre a tarifa de pedágio na BR, critério escolhido para definir o vencedor: 0,94% de deságio. A empresa disputou a rodovia com a gestora Oportunity, que ofereceu desconto de 0,10%.

Segundo o edital, estão previstas as implantações de cinco praças de pedágios. Os pontos serão:

  • Caeté
  • João Monlevade
  • Jaguaraçu
  • Belo Oriente
  • Governador Valadares.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e para a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

‘Rodovia da Morte’

Um traçado altamente sinuoso em áreas de risco geológico, pistas simples na maioria do percurso e mesmo de acostamento em algumas partes, baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização. Esses são alguns dos aspectos que contribuem para a BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, ser conhecida como a “rodovia da morte”. Números da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que, entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes, 420 deles com mortes, ao longo do trecho.

“O ponto de partida é a busca por maior segurança e fluidez viária. Serão promovidas melhorias na qualidade do serviço e capacidade, incluindo correções de traçado, pavimentação, entre outros. É importante esclarecer que, assim que a concessão iniciar, o processo de trabalhos iniciais começará, e em poucos meses já serão perceptíveis melhorias no asfalto e na sinalização, o que permitirá uma redução nos acidentes”, disse o diretor-relator da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ao BHAZ em 2024.

Conforme levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgado em dezembro de 2023, o trecho mais perigoso da BR-381 fica entre os KM 480 e 490, de Betim a Belo Horizonte, na Região Metropolitana. O trecho está, também, entre os dez mais perigosos do Brasil. A reportagem entrou em contato com a nova concessionária da via para posicionamento sobre a transferência da administração e aguarda retorno.

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

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Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

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