Às vésperas das festas de fim de ano, Minas supera 500 mil casos de Covid-19

Hospital Covid BH
Nas últimas 24 horas, 4.201 casos foram confirmados no estado (Amanda Dias/BHAZ)

Em meio à alta de casos de Covid-19 pelo país e pelo mundo, Minas Gerais superou a marca de 500 mil casos da doença. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) hoje (22), o estado registra 503.700 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 11.258 mortes causadas pela doença.

Ainda segundo o documento, 4.201 casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas, e 23 óbitos foram notificados à SES-MG desde ontem. Minas ainda tem 38.287 casos em acompanhamento, e 454.155 pessoas já se recuperaram da doença.

Desde a chegada do novo coronavírus no estado, em março, 44.971 pessoas já foram internadas com a doença. Os outros 458.729 pacientes ficaram em isolamento domiciliar, ainda de acordo com o boletim epidemiológico. Entre as 11.258 pessoas que morreram em decorrência da Covid-19, 74% tinham alguma comorbidade, sendo a cardiopatia a condição mais frequente entre os óbitos.

Perfil Epidemiológico Covid MG
Boletim descreve perfil epidemiológico dos contaminados pela Covid-19 em Minas (Reprodução/SES-MG)

O boletim epidemiológico da SES-MG pode ser acessado por meio deste link.

Fim de ano

O aumento dos casos de Covid-19 e das internações em decorrência da doença, não só em Minas Gerais, são motivo de preocupação em meio às festas de fim de ano. Ocasiões como o Natal e o Réveillon, que costumam reunir pessoas de núcleos familiares diferentes, acendem um alerta para os especialistas.

Para tentar evitar a disseminação do novo coronavírus, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) criou uma cartilha em que recomenda a não realização de festividades com convidados (leia mais aqui). Os encontros devem ser restritos a pessoas que moram juntas e que sejam do mesmo núcleo familiar.

Caso almoços, jantares e ceias reúnam pessoas de diferentes núcleos familiares, a PBH recomenda ações para reduzir os riscos de contaminação. Elas foram listadas na cartilha, que tem como base orientações da Fiocruz. Além do uso de máscaras e do distanciamento social, entre as dicas estão lavar as mãos com frequência com água e sabão e usar álcool 70%. A cartilha ainda orienta que as pessoas não compartilhem objetos como talheres, copos e maquiagens.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!