Volta dos bares e restaurantes em BH será sem música ao vivo e telão

bares restaurantes voltam a funcionar em bh
Bares e restaurantes de BH retornam atividades noturnas nesta sexta-feira (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vetou música ao vivo, projeção de imagens, apresentações teatrais e exibição de eventos esportivos na volta dos bares e restaurantes na capital mineira. A informação foi publicada, nesta quinta-feira (3), no DOM (Diário Oficial do Município). Amanhã (4), os bares e restaurantes voltam a funcionar.

Segundo a SMS-BH (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte), o veto foi necessário pois são “atividades de entretenimento” que podem “causar aglomerações”. Nessa terça-feira (1º), a PBH estabeleceu as regras para a utilização de mesas e cadeiras nas ruas e calçadas da cidade, enquanto durarem as medidas de restrição de atividades durante a pandemia de Covid-19.

Regras

Os estabelecimentos devem solicitar um licenciamento à Secretaria Municipal de Política Urbana para dispor mesas e cadeiras, para consumo no local, em vias públicas. Eles poderão utilizar as estruturas denominadas “parklets”, as calçadas ou as regiões fechadas temporariamente para a  colocação de mesas e cadeiras.

Além disso, a PBH determina que os parklets não poderão ser instalados em vagas para veículos credenciados, como de pessoas idosas ou com deficiência ou de veículos oficiais e ambulâncias; pontos de táxi; vagas de carga e descarga e de embarque e desembarque; áreas de aproximação de ônibus e em locais onde é proibido estacionar.

Disposição

A disposição das mesas e cadeiras nos locais poderá ser feita nos dias da semana e nos horários em que estiver admitida a atividade de serviços de alimentação com consumo no local. Elas poderão ser instaladas em até 6 m para cada lado a partir do limite do local, como uma calçada ou um parklet. Para estabelecimentos que ficam em vias arteriais, a disposição de mesas e cadeiras em parklets devem ter a autorização da BHTrans. 

A PBH prevê que a disposição dos móveis não pode prejudicar a passagem dos pedestres e eles devem respeitar uma distância mínima de 1,5 m do limite da garagem do imóvel vizinho. As mesas e cadeiras também não podem obstruir acesso e abrigos de pontos de ônibus, o raio de 3 m da placa do ponto de ônibus, ou rampas para pessoas com mobilidade reduzida.

Reabertura

Os bares, segmento importante para BH, conhecida como Capital do Boteco, poderão funcionar de segunda a quinta-feira, das 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica. Às sextas-feiras, entre 17h e 22h, e aos sábados e domingos, a comercialização de cervejas e qualquer outro tipo de bebida alcoólica está liberada a partir do dia 4 de setembro.

Confira as restrições:

Bares e restaurantes (a partir do dia 04/09)

  • Segunda a quinta-feira, entre 11h e 15h (sem venda de bebida alcoólica);
  • Sexta-feira, entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica a partida das 17h;
  • Sábado e domingo, entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica em todo período.
Edição: Aline Diniz
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!