Covid-19: Betim vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades nesta segunda

vacinação enfermeira Betim
Vacinação será apenas para adolescentes com comorbidades (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Adolescentes de 12 a 17 anos de idade que possuem comorbidades e/ou deficiência permanente serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a prefeitura, a vacinação será feita a partir desta segunda-feira (9). Além dos adolescentes, grávidas, puérperas e lactantes também serão imunizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar dois postos de vacinação: adolescentes de 12 a 14 serão imunizados no anexo do Cerest (Rua Tocantins, número 301, bairro Brasileia). Já os de 15 a 17 anos devem se dirigir ao Betim Shopping (Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, número 1.655, bairro Ingá). A vacinação será feita das 9h às 17h.

As comorbidades consideradas para a imunização são aquelas listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, tais como diabetes, câncer, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes mellitus e hipertensão arterial grave, entre outras. As comorbidades que são levadas em conta para a priorização na vacinação também estão listadas aqui.

Vacina da Pfizer

A prefeitura informou que a vacinação dos adolescentes com deficiência permanente e com comorbidades foi autorizada pela lei nº 14.190, de 29 de julho, que incluiu o grupo como prioritário no plano nacional. A vacina utilizada será a da Pfizer, a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em adolescentes acima de 12 anos.

Para ser vacinado é necessário comprovar a comorbidade. Serão aceitos receitas, relatório e/ou prescrição médica ou exame. Devem ser apresentados, também, um documento de identidade, cartão de vacina, o Cartão SUS e comprovante de residência.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!