Vacina no braço dos jovens: BH tem novas repescagens contra a Covid-19 nesta semana

vacina covid
Repescagem tem o objetivo de completar esquema de vacinação (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Belo Horizonte realiza mais duas repescagens para vacinação de jovens contra a Covid-19 durante esta semana. A ação visa completar o esquema vacinal de pessoas entre 20 e 30 anos. A capital mineira tem 68,5% da população com 12 anos ou mais com as duas doses do imunizante e dose única.

A primeira repescagem da nova semana acontece já nesta segunda-feira (22). Quem tomou a dose da Pfizer deve procurar uma das unidades de saúde para completar o esquema vacinal. É preciso levar o cartão de vacina, identidade e CPF.

A repescagem começou na última sexta-feira (19), pois menos de 30% estavam totalmente vacinados na cidade. Além de hoje, uma outra vai ocorrer nesta quinta (25).

Para a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a baixa na adesão de pessoas com faixa etária entre 20 e 30 anos pode ser multifatorial. No entanto, uma das principais razões é a melhoria dos indicadores epidemiológicos e assistenciais e a diminuição de novos casos e ocupação de leitos na capital mineira.

O BHAZ procurou a prefeitura para saber qual o novo percentual de jovens vacinados com as duas doses, após a repescagem de sexta. Contudo, o Executivo municipal não disse qual foi a adesão.

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a PBH informou que “continua realizando chamadas no estádio durante os jogos no Mineirão, divulgações durante os programas de rádio e postagens nas redes sociais”.

Os locais de vacinação podem ser vistos clicando aqui.

Covid-19

Belo Horizonte tem 291.345 casos confirmados do novo coronavírus e 6.990 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 283.431 e os em acompanhamento a 924. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial divulgado na última sexta.

Ainda conforme o levantamento, os indicadores de monitoramento da pandemia estão no nível verde na capital mineira. Veja como cada um deles está:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,97
  • Ocupação de leitos de UIT Covid-19 – 42%
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 37,6%

A vacinação contra a Covid segue sendo realizada e a cidade já está com 83% de pessoas imunizadas com a primeira ou única dose. O esquema vacinal está completo para 68,5% dos vacinados. Confira os indicadores da vacinação:

  • Primeira dose – 2.117.075
  • Segunda dose – 1.736.729
  • Dose única – 60.810
  • Dose de reforço ou adicional – 299.768

O boletim pode ser lido aqui.

Nota da PBH

“Na sexta-feira, 19 de novembro, foi realizada a primeira ação de repescagem para este grupo. No sábado, 20 de novembro, foi feita mais uma ação específica para o público vacinado com a Pfizer e nesta segunda e quinta-feira, dias 22 e 25 de novembro, haverá mais uma ação de repescagem específica para o público. A previsão é que ainda esta semana tenha uma atualização do percentual de vacinados das faixas etárias de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos.

Para garantir que essas pessoas completem o esquema vacinal, a Prefeitura continua realizando chamadas no estádio durante os jogos no Mineirão, divulgações durante os programas de rádio e postagens nas redes sociais. Além disso, as equipes de saúde, durante as visitas domiciliares, conferem a situação vacinal e também reforçam a importância da vacinação. Esta ação também é realizada durante os atendimentos nos Centros de Saúde da Atenção Primária e ainda por contato telefônico nos acompanhamentos de rotina”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!