Cinco estabelecimentos são interditados e três multados pela PBH

comércio interditado
Mais de 300 vistorias foram realizadas na cidade desde o começo do mês (Subsecretaria de Fiscalização/Divulgação)

Desde o começo de fevereiro, Belo Horizonte vive uma nova fase na flexibilização dos comércios durante a pandemia do novo coronavírus. Até o último domingo (7), mais de 300 vistorias foram realizadas e cinco estabelecimentos interditados. Alguns comércios descumpriram a determinação dos fiscais e foram multados em mais de R$ 18 mil.

A fiscalização, segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), está sendo realizada por fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental, e até o domingo 311 vistorias foram realizadas. “Cinco estabelecimentos foram interditados. Três multas foram aplicadas por descumprimento da interdição”, esclareceu o Executivo municipal por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana.

Em 1º de fevereiro passou a vigorar o decreto 17.356 que permite a reabertura das academias, lojas de rua, shoppings, teatros, feiras, salões de beleza e clubes. O funcionamento das atividades listadas foi possível devido à redução dos indicadores da pandemia na capita mineira. “Eu volto a pedir desculpa a todos por esse fechamento, mas, com base nos três velocímetros que nós temos, valeu a pena”, disse o prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao anunciar a reabertura da cidade.

Multa

Segundo a pasta de Política Urbana, três comércios foram multados pela equipe de fiscalização. O motivo? “Descumprimento da interdição”. Os estabelecimentos que não cumprirem com as medidas de combate à Covid-19 estarão sujeitos à interdição e multa no valor de R$ 18.359,66″, informou.

Denúncias sobre o descumprimento dos protocolos sanitários contra a Covid-19 podem ser realizadas pelos cidadãos. Veja como fazer:

  • Central de Atendimento Telefônico – 156, de segunda a sexta, das 7 às 21h, e das 7h às 20h nos feriados, domingos e sábados
  • PBH APP
  • Portal de Serviços da PBH

É necessário se identificar para fazer uma denúncia, mas o sigilo é preservado.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!