Covid-19: Contagem antecipa 2ª dose da vacina de professores que receberam Astrazeneca

vacina contagem
Intervalo entre as duas doses agora será de 15 dias (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Professores e demais trabalhadores da educação da cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca terão a segunda dose antecipada. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), pela prefeita da cidade, Marília Campos (PT).

De acordo com o comunicado, o intuito é que a retomada às aulas presenciais seja feita da forma mais segura possível aos profissionais da educação e alunos. Com isso, agora o prazo passa a ser de 30 dias após a data em que o trabalhador recebeu a primeira aplicação.

“Educadores e educadoras de Contagem, para retomada segura das atividades educacionais presenciais, vamos antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais da educação que tomaram a vacina Astrazeneca”, diz a prefeita.

A antecipação vale apenas para os trabalhadores que se vacinaram com a Astrazeneca/Fiocruz. Os profissionais que já completaram o prazo de 30 dias desde a primeira dosagem da Astrazeneca, devem procurar o ponto de vacinação mais próximo para receber a segunda dose.

Requisitos para a vacinação:

  • Comprovar ser profissional da educação em atividade em escolas públicas e privadas de Contagem;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

O trabalhador precisa apresentar no dia da vacinação, documento que comprove a sua vinculação ativa e atuação no município de Contagem, tais como:

  • Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos três meses; ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
  • Contrato de trabalho; ou
  • Declaração de vinculação ativa como trabalhador emitida pelo estabelecimento de ensino.

A antecipação vale apenas para os trabalhadores que se vacinaram com a Astrazeneca/Fiocruz. Os profissionais que já completaram o prazo de 30 dias desde a primeira dosagem da Astrazeneca, devem procurar o ponto de vacinação mais próximo para receber a segunda dose.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!