Coreia do Sul libera uso emergencial de pílula da Pfizer contra Covid-19

Pílula Pfizer
Este é o primeiro medicamento do tipo a ser aprovado no país (FOTO ILUSTRATIVA: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Nesta segunda-feira (27), a Coreia do Sul autorizou o uso emergencial da pílula da Pfizer antiviral para tratamento contra a Covid-19. Esse é o primeiro comprimido do tipo a ser adotado no país, conforme informou o Ministério da Segurança Alimentar e Farmacológica.

Por causa de novas infecções graves e da sobrecarga do sistema de saúde, o país já havia reativado restrições, como distanciamento social, na semana passada. A Coreia do Sul enfrenta recordes de casos diários mesmo com 92% da população adulta vacinada.

O ministro da Segurança Alimentar e Farmacológica, Kim Gang-lip, disse que o tratamento oral antiviral da Pfizer, batizado de Paxlovid, “deve ajudar a evitar uma deterioração grave de pacientes internados em centros de tratamento residenciais ou sendo tratados em casa”. Isso ocorre ao se diversificar os tratamentos contra o coronavírus.

O remédio foi autorizado para adultos e crianças com mais de 12 anos ou mais de 40 quilos. A pílula deve ser usada quando o paciente apresentar sintomas suaves e moderados e com risco alto de desenvolver um caso grave de coronavírus devido a fatores como doenças preexistentes.

Além do tratamento da Pfizer, a farmacêutica MSD entrou com um pedido de autorização para o uso oral da molnupiravir. O ministério ainda analisa o pedido por necessitar de informações adicionais sobre a eficácia do medicamento, disse Kim.

Com Agência Brasil

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!