Covid-19: Minas registra mais uma morte de pessoa entre 10 e 19 anos

cemitério bh
Minas já ultrapassou 39 mil mortes (FOTO ILUSTRATIVA: Adão de Souza/PBH)

Mais um paciente com idade entre 10 e 19 anos morreu vítima do novo coronavírus em Minas Gerais. É o que aponta o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) desta segunda-feira (24). Agora, já são 37 pessoas com esta faixa etária mortas pela doença. Especialista ouvida pelo BHAZ reforça a importância do respeito às normas sanitárias.

O número de mortos por complicações da Covid-19 chegou a marca de 39.128 no estado. A maioria é da faixa etária de 60 anos ou mais: 29.367. Na sequência aparecem as pessoas de 50 a 59 anos: 5.415; 40 a 49: 2.620; 30 a 39: 1.286.

Os jovens e crianças também não estão resistindo às complicações. Os números mostram que 343 pessoas morreram na faixa de 20 a 29 anos; 37 vítimas de 10 a 19 anos; 24 de 1 a 9 anos e 26 com menos de 1 ano. Dez vítimas não tiveram a idade informada.

A média de idade dos óbitos confirmados em Minas Gerais é de 69 anos.

Alerta

A infectologista Virgínia Zambelli alerta sobre a necessidade de todas as pessoas, independentemente da faixa etária, respeitarem as normas sanitárias. “A Covid é uma doença que atinge todas as idades. Normalmente, ela causa mais problemas nas pessoas com comorbidades e idosas”, diz ao BHAZ ressaltando que ninguém está livre de ser contaminado.

“Todas as restrições ditas no começo da pandemia precisam continuar sendo respeitadas. Para diminuir a circulação do vírus é preciso evitar ambientes fechados, aglomerações e sempre usar máscara”, afirma a vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia.

Assim como outros especialistas, Zambelli teme a terceira onda da doença. “É difícil a gente prever, mas o que temos visto são as pessoas cansadas e o desrespeito às medidas de isolamento. Enquanto isso, o vírus continua circulando e temos chances de um número grande de casos na população”.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!