Covid-19: PBH libera música ao vivo em bares e restaurantes

música bar ao vivo
Artistas vão poder se apresentar novamente (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/Envato/Wavebreakmedia)

Os bares e restaurantes de Belo Horizonte estão autorizados a ter apresentações musicais ao vivo. Uma portaria publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desta quarta-feira (17) permite a volta da prática nos estabelecimentos, desde que uma série de medidas sejam seguidas. As exigências visam evitar a contaminação pelo novo coronavírus na capital mineira.

De acordo com a portaria assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, as apresentações podem voltar a acontecer a partir de amanhã (18) na capital mineira. Apesar da permissão, está proibido espaço para dança, permanência do público em pé, exibição de eventos esportivos e outras atividades de entretenimento que possam causar aglomerações.

Os bares e restaurantes que tiverem apresentação musical ao vivo deverão seguir um protocolo estabelecido pela SMSA (Secretaria Municipal de Saúde). Veja os pontos que precisam ser respeitados nos estabelecimentos da capital mineira:

  • Instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, com anteparos frontais e laterais, para separação entre o palco/músico(s) e o público;
  • Uso obrigatório de máscara facial com cobertura de nariz e boca para os integrantes da banda, em todas as situações em que quando for possível e equipe técnica;
  • Não permitir o compartilhamento de microfones, equipamentos e instrumentos sem a prévia higienização;
  • Não permitir espaço para dança durante a apresentação musical ou em qualquer situação;
  • Não permitir circulação do(s) músico (s) entre o público;
  • Promover orientação ao público quanto às medidas de segurança para a prevenção da covid-19 imediatamente antes do início de cada apresentação, com ênfase no distanciamento mínimo uso correto de máscaras e o risco do compartilhamento de objetos.

As medidas listadas têm o objetivo de evitar a contaminação pelo novo coronavírus em Belo Horizonte. A portaria pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Pandemia em BH

O Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) indica que 99.370 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, enquanto 2.566 morreram, até ontem (16). O número de recuperados chegou a 94.293 e o de pacientes em acompanhamento está em 2.511.

Os indicadores utilizados pelo Executivo municipal para avaliar a pandemia na capital mineira apontam:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,94 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 – 66,8% – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 48,5% – nível verde
indicadores pandemia 17_02_2021
Indicadores de monitoramento da pandemia na capital mineira (Reprodução/PBH)
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!