Festa clandestina de estudantes de medicina e agronomia é interrompida em MG: ‘Todos estão vacinados’

festa alfenas
Evento aconteceu em um sítio (Vigilância Sanitária/Divulgação)

Uma festa clandestina, com aproximadamente 250 pessoas, foi interrompida, em Alfenas, no Sul de Minas, nessa quinta-feira (12). O evento foi organizado por estudantes de medicina e agronomia. Eles alegaram que todos os participantes estavam vacinados contra a Covid-19 e poderiam estar aglomerados. Especialista entrevistado pelo BHAZ destaca que comportamentos como esse atrasam o fim da pandemia.

A fiscalização da Prefeitura de Alfenas e a Polícia Militar compareceram no sítio onde a festa acontecia após receberem denúncia de aglomeração. Segundo a corporação, aproximadamente 250 pessoas estavam no local. O grande número de pessoas e os desrespeitos aos protocolos sanitários e às determinações municipais foram observadas pelas autoridades.

Eventos estão liberados em Alfenas para acontecer com até 100 pessoas, número que foi ultrapassado na festa. Os organizadores alegaram que os participantes já estavam vacinados contra o novo coronavírus e que poderiam estar aglomerados. A informação é do G1. Apesar da justificativa, o evento foi interditado e encerrado pelas autoridades.

‘Passo para trás’

O médico infectologista Leandro Curi destaca, em entrevista ao BHAZ, a necessidade das pessoas vacinadas seguirem os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. “Enquanto as autoridades não falarem que o vírus está erradicado, os cuidados devem continuar. As vacinas não são 100% eficazes. O vírus pode circular e a pessoa imunizada transmitir e até mesmo morrer”, alerta.

O especialista lembra que os imunizantes são uma forma de “reduzir a transmissão viral de pessoa a pessoa”. “O vírus, mesmo com a vacinação, continua circulando. A prova disso são as infecções e as mortes que continuam”.

Desrespeitar as medidas sanitárias promovendo, por exemplo, festas como a interditada, é uma maneira de “atrasar o fim da pandemia”, conforme diz Curi. “Quem faz este tipo de festa coopera para atrasar o processo de eliminação da pandemia. É um passo para trás”, finaliza.

Covid-19

Alfenas tem, segundo o Boletim Epidemiológico, 10.399 casos confirmados do novo coronavírus e 199 mortes. O número de pacientes recuperados está em 9.925. Trezes pessoas seguem internadas realizando o tratamento contra a doença. Os dados foram atualizados pela prefeitura na última quarta (11).

Confira como está a vacinação na cidade:

  • Doses recebidas – 73.216
  • 1ª Dose – 28.817
  • 2ª Dose – 9.100
  • Dose única – 950

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!