Apenas 10% das crianças de 5 a 11 anos receberam vacina contra a Covid em Minas

Minas vacinou mais de 200 mil crianças contra covid-19
A expectativa da Secretaria de Saúde é de que todas as crianças sejam vacinadas ainda em fevereiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Minas Gerais ultrapassou a marca de 200 mil crianças vacinadas com as doses da Pfizer pediátrica e Coronavac após três semanas de campanha de imunização contra a Covid-19. Apesar do avanço, o número representa apenas 10,83% do público estimado nesta faixa etária, que é de cerca de 1,8 milhão de crianças.

Até esta sexta-feira (4), conforme o Painel Vacinômetro do Governo de Minas, foram 201.543 crianças entre 5 e 11 anos vacinadas contra a Covid-19. A partir de agora, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) vai passar a incluir os dados atualizados desta faixa etária no painel – que também vai detalhar a cobertura vacinal por município, região de saúde e primeiras e segundas doses aplicadas.

O secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, explica que a expectativa é de que todas as crianças já estejam imunizadas com a primeira dose em fevereiro. “A vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores”, ressalta.

“Já está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis que levem as crianças para serem vacinadas e ficarem protegidas”, alerta o secretário.

Vacinômetro

Segundo Baccheretti, o objetivo do novo Vacinômetro é incentivar a campanha de imunização infantil. “É uma ferramenta importante porque permite que os gestores de saúde e os profissionais de comunicação tenham acesso aos dados de forma clara, rápida e prática, melhorando, assim, o trabalho de compreensão e de divulgação da pandemia para a sociedade”, argumenta.

O preenchimento das informações é de responsabilidade das prefeituras e a divulgação do boletim consolidado pela pasta começa após um mínimo de 80% dos municípios terem repassado os dados. Em Minas Gerais, o monitoramento da pandemia é feito pela Sala de Situação da SES-MG. 

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!