Rio e São Paulo adiam desfiles de Carnaval para abril após avanço da Covid

Desfiles de carnaval adiados
Prefeituras anunciaram medida em nota conjunta (Reprodução/Marcelo Brandt/G1)

Os prefeitos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram, em reunião virtual nessa sexta-feira (21), adiar os desfiles das escolas de Carnaval para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. Com a medida, Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (PSD) atuam em consonância com as orientações das secretarias de saúde das duas cidades para conter os avanços da ômicron.

Em nota conjunta [leia abaixo na íntegra], as capitais explicam que a decisão que versa sobre os desfiles de Carnaval adiados leva em conta o cenário epidemiológico do novo coronavírus. Dessa maneira, a necessidade atual é a de “preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”, diz comunicado.

Com a ascensão no número de casos confirmados de Covid-19, as grandes cidades já estudavam mudanças nas programações de eventos em todo o país e, inclusive, cancelaram o Carnaval de rua. “Desde o início, o combinado é que tomaríamos uma decisão conjunta. Não terá cenário diferente no Rio de Janeiro e em São Paulo”, declarou o prefeito de São Paulo à CNN, em um momento anterior à decisão.

‘Cenários previstos’

Após o anúncio dos desfiles de Carnaval adiados, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) disse em comunicado, ontem (21), que a medida já era prevista. “A decisão de transferir as datas dos desfiles das Escolas de Samba na Sapucaí era um dos cenários já previstos pela organização. Com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estaduais e municipais”, explica a nota.

Na sequência, a liga esclareceu que continua atenta às recomendações dos órgãos competentes, além dos protocolos vigentes. A preocupação garante, assim, “que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam”.

A Liesa ainda detalhou que a ordem dos desfiles e os horários das apresentações seguem mantidos no Rio. Além disso, todos os ingressos adquiridos passam a valer de forma automática para as novas datas. “As 12 Escolas do Grupo Especial já planejaram seus desfiles e seguem trabalhando na Cidade do Samba com otimismo!”, finaliza.

Veja novo calendário oficial:

  • 20 e 21 de abril (quarta e quinta-feira): desfile do Grupo de Acesso-Série Ouro;
  • 22 e 23 de abril (sexta-feira e sábado): desfile do Grupo Especial;
  • 24 de abril (domingo): desfile das Escolas Mirins;
  • 26 de abril (terça-feira): dia de Apuração;
  • 30 de abril (sábado): desfile das Campeãs.

Nota conjunta das prefeituras na íntegra

“As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades. 

Mais informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.”

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!