Covid-19: Saúde aprova redução de intervalo para dose de reforço; Minas também muda regra

vacina
Mudança foi confirmada pelo Ministério da Saúde hoje, um dia após a alteração a nível estadual (Fábio Marchetto/SES-MG)

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou, neste sábado (18), a redução do intervalo para aplicação da dose de reforço da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A partir da próxima semana, o intervalo passa a ser de quatro meses – um mês a menos do que prevê a regra vigente até então. Em Minas, esta mudança também foi adotada, conforme anunciou o secretário de Saúde Fábio Baccheretti nessa sexta-feira (17). O BHAZ também procurou saber como fica a situação na capital (veja abaixo).

A nível federal, a medida passa a valer nesta segunda-feira (20), como forma de combate à nova variante do vírus. “Para ampliar a proteção contra a variante ômicron, vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses”, anunciou o ministro da Saúde por meio do Twitter.

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, ressaltou Queiroga. O chefe da pasta informou ainda que a portaria com a modificação será publicada na segunda-feira e pediu: “Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”.

Mudanças em Minas

Já a nível estadual, uma medida semelhante já havia sido anunciada pelo Governo de Minas nesta semana. Agora, o intervalo para aplicação da dose de reforço da Pfizer também passa a ser de quatro meses. A medida foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado e também é uma forma de combater a ômicron, conforme argumento o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Estamos discutindo se reduz o tempo de reforço para quatro meses”, adiantou o secretário em entrevista coletiva no início da semana. “Se for confirmado que a ômicron tem efeito com reforço muito diferente, talvez essa decisão seja tomada em nível estadual, sem esperar a definição pelo Ministério da Saúde”, disse.

A publicação de ontem autoriza a administração de uma dose de reforço a partir de quatro meses depois da última dose do esquema vacinal primário. A determinação prevê ainda que a aplicação da dose de reforço, como de costume, “está condicionada à disponibilidade de doses no município” e “ao envio de doses por parte do Ministério da Saúde”.

E em BH?

Procurada pelo BHAZ, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou que “segue as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde”. “A Secretaria Municipal de Saúde irá definir as estratégias para adotar os novos critérios na convocação dos públicos”, concluiu a administração municipal, em nota.

Primeiros casos

Ainda nessa sexta, Belo Horizonte confirmou os três primeiros casos da variante ômicron em Minas. Os pacientes, duas mulheres e um homem, vieram de Moçambique e da África do Sul e registraram sintomas leves. Eles estão em isolamento domiciliar.

As amostras estavam sendo analisadas desde segunda-feira (13). Esses são os primeiros casos da nova variante confirmados em Minas. Em nota enviada ao BHAZ, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) disse que outros dois casos suspeitos ainda estão sendo monitorados no estado. As amostras seguem em análise na Fundação Ezequiel Dias e o resultado deve ser divulgado dentro dos próximos sete dias úteis.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!